A NISSAN ANUNCIA O PRIMEIRO VEÍCULO NO MUNDO ALIMENTADO POR CÉLULA DE COMBUSTÍVEL DE ÓXIDO SÓLIDO

 

A Nissan Motor Co., Ltd. acaba de anunciar que está a pesquisar e desenvolver um sistema de propulsão elétrico alimentado por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC – Solide Oxyde Fuel-Cell) que utiliza bio etanol. O novo sistema — uma estreia mundial na indústria automóvel — possui uma célula de combustível e-Bio com um gerador elétrico de SOFC. 

 

A SOFC é uma célula de combustível que utiliza a reação de múltiplos combustíveis, incluindo etanol e gás natural, com o oxigénio do ar, para produzir eletricidade com elevada eficiência.


Sobre a célula de combustível e-Bio


A célula de combustível e-Bio gera eletricidade através do SOFC (gerador elétrico) utilizando bio etanol armazenado no veículo. A célula de combustível e-Bio utiliza o hidrogénio extraído daquele combustível através de um reformador e o oxigénio atmosférico, com a subsequente reação eletroquímica a produzir eletricidade para alimentar o veículo.


Ao contrário dos sistemas convencionais, a célula de combustível e-Bio possui a SOFC como fonte de alimentação, permitindo assim uma maior eficiência energética que permite ao veículo obter uma autonomia semelhante ao dos veículos a gasolina (mais de 600km).


Adicionalmente as funcionalidades características da condução elétrica permitidas pelo automóvel com a célula de combustível e-Bio — incluindo a condução silenciosa, um arranque linear e a rápida aceleração — permite aos utilizadores desfrutar do conforto de um veículo 100% elétrico (VE).


Os sistemas de célula de combustível utilizam químicos que reagem com o oxigénio do ar para gerarem energia sem libertação de subprodutos nocivos. Os combustíveis de bio etanol, incluindo os produzidos a partir de cana-de-açúcar e de milho, estão disponíveis em grandes quantidades nos países da Ásia e América do Norte e do Sul. A célula de combustível e-Bio, utilizando bio etanol, pode assim disponibilizar uma solução de transporte amiga do ambiente e criar oportunidades na produção regional de energia, e apoiada nas infraestruturas já existentes.


Com o sistema de bio etanol, as emissões de CO2 são neutralizadas dado que o sistema de crescimento da cana do açúcar, com o qual é produzido o biocombustível, permite a obtenção de um "Ciclo de Carbono Neutro", praticamente sem aumento de CO2.


O futuro da Célula de Combustível e-Bio


No futuro, a célula de combustível e-Bio vai ser ainda mais fácil de utilizar. A mistura de água com etanol é mais fácil e segura do que a maioria dos outros combustíveis e uma vez que não está sujeita à criação de uma infraestrutura totalmente nova, possui um grande potencial para crescimento no mercado.


Os custos de utilização deste tipo de veículos, por seu lado, vão ser extremamente baixos — equiparáveis aos dos VE atuais — beneficiando tanto o público como as empresas, dado que esta célula de e-combustível, com um tempo de reabastecimento reduzido e um grande potencial de gerar energia elétrica, ser ideal para clientes que precisam de elevada autonomia e energia, sendo assim capaz de suportar diversos tipos de serviço, como por exemplo a grande distribuição em veículos com caixas refrigeradas.


A procura de uma sociedade com Zero Emissões


Ao contribuir para a criação de uma sociedade automóvel com Zero Emissões e Zero Fatalidades, a Nissan continua a promover a inteligência e eletrificação dos veículos. A assinatura da marca Nissan de "Inovação e Entusiasmo" está fortemente presente no conceito "Mobilidade Inteligente Nissan", que se foca na forma como os automóveis se movem, são conduzidos e se integram na sociedade, através de uma experiência de condução mais agradável.


A Célula de Combustível e-Bio vai concretizar o conceito de "Energia Inteligente Nissan" promovendo uma maior eficiência e eletrificação dos automóveis e do prazer de conduzir, a par dos VE da marca alimentados exclusivamente por bateria, como sejam o Nissan LEAF e Nissan e-NV200.


A Nissan vai continuar a entregar valor aos seus clientes, incorporando sistemas que permitem a extração de energia elétrica de diversos combustíveis e desenvolvendo assim simultaneamente soluções para enfrentar os problemas de infraestrutura ligados ao fornecimento de energia, em todas as regiões do mundo.


###

Sobre a Nissan Motor Co., Ltd.

A Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automóvel japonesa, está sedeada em Yokohama, Japão e é parte integrante da Aliança Renault-Nissan. A operar com mais de 247.500 funcionários a nível global, a Nissan vendeu, no ano fiscal 2015, 5,42 milhões de veículos e gerou receitas superiores a 12,19 biliões de ienes (92 mil milhões de euros). A Nissan disponibiliza uma gama abrangente de mais de 60 modelos diferentes sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan é líder global com o LEAF, o primeiro veículo puramente elétrico, comercializado em massa, economicamente acessível e que é o VE mais vendido de sempre na história do automóvel, com quase 50% de quota de mercado global.

Para obter mais informações acerca dos nossos produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável, visite o nosso website em http://www.nissan-global.com/EN/

 

Para mais informações

António Pereira Joaquim 

Director de Comunicação

Nissan Iberia SA – Portugal

+351 962 062 633

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt

  

www.newsroom.nissan-europe.com/pt

http://www.facebook.com/NissanPortugal/

http://twitter.com/NissanPortugal

http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

 

Emitido pela Nissan