A NISSAN DESVENDA MAIS UM CONCEITO DO FUTURO DOS CROSSOVER   

 

- O protótipo Hi-Cross explora o que poderão ser os crossovers da próxima geração da Nissan... e como poderão ser alimentados -

  • Estreia mundial em Genebra de um novo possível crossover
  • O protótipo Hi-Cross explora um novo rumo em termos de design
  • Grupo motopropulsor híbrido gasolina/electricidade inovador
  • CVT da próxima geração para uma eficiência extraordinária
  • Interior espaçoso com sete lugares

 

 

GENEBRA, Suíça - Um novo protótipo da Nissan estreia-se a nível mundial no Salão Automóvel de Genebra de 2012 para apresentar um possível novo rumo de design da marca.

 

Chamado Hi-Cross, a proposta procura novos caminhos para alargar a liderança da Nissan no mercado crossover, com uma possível expansão do portfólio Juke-Qashqai-Murano actual. Criado no Japão, o protótipo Hi-Cross é compacto mas surpreendentemente espaçoso, elegante mas prático e - sendo um Nissan - mostra inteligência em tudo o que faz.

 

A sua "inteligência" manifesta-se de duas maneiras. Apesar das suas modestas proporções externas, o Hi-Cross possui um interior altamente eficiente em termos de espaço, com três filas de bancos para sete passageiros.

 

Igualmente inteligente é a sua transmissão híbrida, que junta um motor eléctrico - alimentado por uma bateria de iões de lítio compacta desenvolvida pela Nissan - com um motor a gasolina de injecção directa de 2.0 litros para proporcionar o potencial de desempenho de um motor de 2.5 litros, possuindo todavia a economia e emissões esperadas de uma unidade com dimensões bastante inferiores.

 

Andy Palmer, Vice-presidente Executivo, Nissan Motor Co. Ltd., afirmou: "A Nissan criou o segmento crossover com o Murano e expandiu o estilo com automóveis líderes de vendas tais como o Qashqai e o Juke. O protótipo Hi-Cross mostra que não permanecemos imóveis nem dormimos sobre os louros, mas antes exploramos formas de cimentar a nossa liderança nos crossover ao explorar novas ideias."

 

Para o protótipo, a transmissão HEV baseia-se na nova tecnologia desenvolvida pela Nissan para os modelos de tracção às rodas dianteiras, mas modificada para proporcionar tracção às quatro rodas. A abordagem inovadora do novo sistema no que diz respeito à acessibilidade do preço e configuração adopta a tecnologia "um motor, duas embraiagens" associada com a caixa Nissan XTRONIC continuamente variável de próxima geração, que regista uma melhoria de 10 por cento na economia do combustível relativamente a CVTs comparáveis de gerações anteriores. O design com fricção reduzida possui polias de diâmetro inferior e uma nova correia para disponibilizar a maior amplitude possível da relação de transmissão de modo a aumentar a eficiência.

 

A motorização híbrida recorre à tecnologia de baterias desenvolvida para o premiado Nissan LEAF. A bateria de iões de lítio compacta de grande rendimento e carregamento rápido, associada a uma tecnologia de controlo de motor de nível elevado, fornece assistência na aceleração quando necessário e permite utilizar o motor a gasolina para obter uma economia e emissões óptimas.

 

Durante a condução urbana, a presença de um motor eléctrico e de uma bateria de iões de lítio permite que o motor a gasolina seja desligado frequentemente. Pode também ser completamente desengatado com a embraiagem, podendo a energia ser recuperada de modo eficiente ao travar.

 

O protótipo Nissan Hi-Cross, possui uma distância entre eixos de 2.780 mm, tem 4.660 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.670 mm de altura.

 

O seu estilo combina as marcas de design Nissan com novos elementos, sobressaindo as apelativas jantes de liga leve de 21 polegadas. Na dianteira encontra-se uma característica grelha em V realçada por focos de iluminação distintos proporcionados por sofisticados novos faróis.

 

O novo idioma de design é ilustrado em particular por um audaz traço característico que vai desde o capot, percorrendo os flancos do automóvel até chegar ao pilar D.

 

No interior, o habitáculo com sete lugares é dominado por um painel de instrumentos em forma de asa em T.

 

François Bancon, Administrador Geral da Divisão de Estratégia e Planeamento de Produtos, afirmou: "Apesar de este ser apenas um protótipo, um modo de explorar potenciais ideias para o futuro, a sua finalidade não é ambígua. É um crossover alto, daí o seu nome: Hi-Cross.

 

"Mas o nome não se refere apenas ao formato. O "Hi" refere-se igualmente à ideia de valor acrescentado, aos elevados níveis de inovação da transmissão e, claro, ao entusiasmo prometido atrás do volante."

 

 

###

 

Sobre a Nissan em Portugal

Com 19 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, veículos 4X4 e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

 

A Nissan vendeu em Portugal, em 2011, um total de 7.264 unidades, a que corresponde uma quota de mercado de 3,9%. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover em Portugal, com o Qashqai e o Juke a ocuparem as duas primeiras posições do segmento com 58,4% de quota.

 

Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan fez história com a introdução do Nissan LEAF, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, acessível e vencedor de diversos louvores internacionais, incluindo o prestigiado prémio de Automóvel Europeu do Ano 2011. Com o LEAF, a Nissan é líder destacada de vendas no segmento de veículos eléctricos em Portugal.

 

 

Para mais informações, contacte:

António Pereira Joaquim

Communication Manager

Nissan Iberia SA - Portugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt

+351 962 062 633

 

Ou vá a: www.newsroom.nissan-europe.com/pt

 

 

Visite-nos também em:

http://www.facebook.com/NissanPortugal/

http://twitter.com/NissanPortugal

http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

http://www.scribd.com/NISSANPORTUGAL

 

Emitido pela Nissan