• Prensa XL de 5.200 toneladas inicia a produção
  • Investimento de 43,1 milhões de euros nas instalações da Nissan em Sunderland
  • A produção total da Nissan no Reino Unido acaba de ultrapassar os nove milhões de unidades  

 

 

A produção já arrancou na nova prensa de muito grandes dimensões da Nissan na sua unidade fabril de Sunderland, precisamente no momento em que a principal instalação fabril da Nissan na Europa ultrapassa o marco dos 9 milhões de unidades produzidas.

 

O projeto de £37 milhões de libras tardou pouco mais de 18 meses a concretizar-se, desde o arranque das obras a meio de 2015.

 

Quando chegar ao máximo da sua capacidade produtiva, a nova prensa será capaz de prensar 2,5 milhões de painéis por ano, com uma força de prensagem superior a 5.200 toneladas.

 

A ocasião foi assinalada com uma cerimónia oficial nas novas instalações, cerimónia essa que celebrou também o marco de nove milhões de automóveis construídos nas instalações, desde o início da produção em 1986.

 

Kevin Fitzpatrick, Vice-Presidente de Produção da Nissan Europa, afirmou: "A nova prensa é uma fantástica e inovadora peça de tecnologia que prepara a nova geração de produção nas instalações da Nissan em Sunderland. A qualidade da construção e a eficiência das instalações são uma prova real da dedicação, talento e trabalho árduo da nossa equipa nestas instalações”.

 

"Alcançar nove milhões de automóveis é também um tremendo marco para as instalações. Os veículos que fabricamos percorreram um longo caminho desde o primeiro Nissan Bluebird a sair da linha de produção. E não se trata apenas da quantidade; é sobretudo a qualidade do fabrico que está patente nos nossos novos, entusiasmantes e inovadores automóveis que irá continuar a motivar-nos na direção de novos recordes de produção", concluiu Kevin Fitzpatrick.

 

Com mais de 10 metros de altura e fundações com mais de 6,5 m de profundidade, as instalações gigantes irão prensar as laterais da carroçaria assim como outros painéis para os veículos construídos em Sunderland, incluindo os crossovers líderes Qashqai e Juke, o Nissan LEAF - o veículo elétrico mais vendido do mundo - assim como os dois modelos Infiniti, Q30 e QX30.

 

A nova linha de prensa e área de armazenamento de painéis necessitou da construção de uma expansão no total de 6.780 m², ocupando um espaço total de 362.000 m² nas instalações, o equivalente a mais de 50 campos de futebol.

 

A nova prensa XL, a primeira do seu tipo na Aliança Renault-Nissan será a maior em Sunderland e junta-se às já existentes sete linhas de prensagem.

 

Além da injeção anual de 3,5 mil milhões de euros da empresa na economia britânica através dos fornecedores, serviços e salários, a nova prensa forma parte do investimento contínuo de 758 milhões de euros em novas instalações e futuros modelos em Sunderland, elevando assim para mais de 4,7 mil milhões de euros o investimento total de capital por parte da Nissan desde a abertura destas instalações.

 

###

 

 

Para mais informações

António Pereira Joaquim                                      www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Director de Comunicação                                     http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA – Portugal                                  http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                    http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633

Emitido pela Nissan