• Desenvolvida em colaboração com a Agência Espacial Europeia, este laboratório móvel é a pick-up mais inteligente da Nissan

 

 

HANNOVER, 19 de setembro de 2018 – A Nissan revelou hoje, no Salão Automóvel de Hannover de 2018, o extraordinário veículo conceptual Nissan Navara Dark Sky, afirmando assim que o céu nunca é o limite.

 

Desenvolvido em colaboração com a Agência Espacial europeia (ESA), o veículo conceptual funciona como um laboratório de astronomia móvel, incluindo, pela primeira vez a nível mundial, um telescópio com capacidades de observatório astronómico montado num reboque todo-o-terreno personalizado. Tratando-se da mais recente materialização da Mobilidade Inteligente da Nissan, o veículo está equipado com a tecnologia de assistência ao condutor ProPILOT, a qual foi atualizada para permitir que a Navara se tornasse mais segura e conveniente nas operações de reboque.

 

A ESA está a realizar um mapeamento das estrelas com uma precisão inédita através da utilização do satélite Gaia, o qual já observou mais de mil milhões de estrelas. O protótipo Nissan Navara Dark Sky apoia este projeto ajudando os astrónomos a realizar observações de acompanhamento do universo a partir de localizações de difícil acesso, denominadas "dark sky" (céu escuro) porque afastadas do brilho noturno das zonas urbanas, que reduzem a visibilidade do céu.

 

«O concept Nissan Navara Dark Sky é um exemplo brilhante de como a Nissan pode ser um verdadeiro parceiro, permitindo que os nossos clientes se desloquem sem limites», afirmou Ashwani Gupta, Vice-presidente Sénior da unidade de negócios de veículos comerciais ligeiros da Nissan. «Através da Mobilidade Inteligente da Nissan e do ProPILOT, estamos a criar as melhores soluções para as fronteiras empresariais do futuro, independentemente da complexidade das necessidades comerciais».

 

O veículo inclui um conjunto de funcionalidades inteligentes que foram otimizadas para cumprir os requisitos dos clientes dos veículos comerciais:

 

- O sistema ProPILOT aumenta o controlo do condutor ao combinar as tecnologias de Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro e de Assistência à Condução da Nissan. Esta solução conserva a distância relativamente ao veículo da frente mantendo simultaneamente o automóvel e o conjunto centrados durante a condução em faixa única, inclusive em curva;

- O sistema de Câmara Inteligente de Visão 360º foi atualizado para incluir o reboque, proporcionando ao condutor uma vista aérea de 360º em torno do veículo e de todo o conjunto, facilitando a operação de estacionamento;

- O Aviso de Ângulo Morto foi melhorado para realçar objetos em ângulos mortos dentro do alcance do reboque;

- O Alinhamento de Acoplamento de Reboque Inteligente permite que a Navara assuma o controlo da direção, da aceleração, do travão e da caixa de velocidades, de forma a conseguir manobrar automaticamente e alinhar com o reboque para acoplar facilmente;

- As baterias portáteis da Nissan utilizam tecnologia de veículos elétricos proveniente do Nissan LEAF para assegurar o abastecimento de energia, independentemente de quão remota for a localização.

 

No centro do reboque encontra-se o telescópio ultra potente PlaneWave. As tecnologias otimizadas de Mobilidade Inteligente da Nissan permitem transportar o telescópio para localizações remotas de céu escuro.

 

«O concept Nissan Navara Dark Sky permite realizar observações em locais muito remotos, evitando a poluição luminosa e transportando telescópios de forma segura e fácil», afirmou o Dr. Fred Jansen, Diretor Sénior de Missão da ESA para o Gaia. «Telescópios como o que se encontra no reboque são necessários para realizar o estudo de planetas e estrelas na nossa galáxia, permitindo campanhas de acompanhamento a partir da Terra através dos dados proporcionados pelo Gaia».

 

Paolo D'Ettore, Diretor da unidade de negócios de VCL da Nissan Europa, disse: «Na Europa, quase um quarto dos nossos clientes da Navara utilizam o reboque regularmente. Utilizando as tecnologias da Mobilidade Inteligente Nissan, quisemos construir a pick-up mais avançada e capaz para responder às suas necessidades. O resultado é o concept Nissan Navara Dark Sky e, no futuro, pretendemos tornar o reboque uma atividade mais simples e mais confortável para todos os nossos clientes».

 

O design do protótipo Nissan Navara Dark Sky foi inspirado no cosmos. O esquema de cores escuras exterior representa temas da nebulosa recorrendo a padrões paramétricos, e o interior alia as tonalidades profundas do céu noturno aos tons laranja do pôr-do-sol. O debruado em laranja refletor nos assentos também proporciona visibilidade no interior do veículo, tornando desnecessária a utilização de luz branca, a qual iria perturbar a visão noturna do astrónomo.

 

Uma vez que a luz vermelha é a que menos afeta a visão noturna dos humanos, a Navara e o reboque utilizam exclusivamente iluminação vermelha para evitar perturbações no campo visual durante as observações.

 

Trabalhando em estreita colaboração com a ESA, o módulo do reboque também incorpora uma atmosfera especial refrigerada, permitindo que o telescópio permaneça estável e calibrado à temperatura ideal durante a deslocação para as diferentes localizações.

 

Após a chegada, geralmente a localizações de difícil acesso, o tejadilho mecanizado do módulo do reboque pode ser aberto para focar o telescópio no céu noturno. Utilizando um espelho de 40 centímetros (primário), tem capacidade para proporcionar visualizações detalhadas para lá dos anéis de Saturno, para galáxias distantes, nebulosas e supernovas.

 

O concept Nissan Navara Dark Sky foi projetado tendo em vista a robustez para salvaguardar as exigências dos clientes. Um acoplamento de reboque seguro aliado a um chassis robusto em escada, um motor diesel biturbo de 2.3 litros e 190cv e 450Nm de binário permitem que a Navara enfrente terrenos difíceis em áreas remotas e reboque facilmente o peso do módulo do telescópio.

 

A Navara e o reboque integram conjuntos de baterias portáteis de VE, tirando partido da tecnologia de baterias de veículos elétricos testada e comprovada pela Nissan. Quando instalados, os conjuntos de bateria estão constantemente em modo de carregamento e prontos a utilizar sempre que necessário.

 

Entre as funcionalidades inteligentes adicionais encontram-se o Wi-Fi, uma estação com um portátil e transmissão UHF para comunicar dados instantaneamente, em qualquer zona do mundo. Oito unidades radar combinadas, em cada canto do automóvel e do reboque, informam o condutor sobre a área circundante do veículo através do ecrã tátil do sistema de infotenimento NissanConnect no painel de instrumentos.

 

Estas tecnologias da Mobilidade Inteligente da Nissan funcionam em conjunto para tornar o protótipo Nissan Navara Dark Sky na pick-up mais inteligente da sua classe para operações de reboque.

 

Os sistemas líderes mundiais de Mobilidade inteligente da Nissan permitem que a Navara manobre o reboque do telescópio até à posição ideal. Os sensores de radar e as câmaras analisam o terreno e identificam a localização correta e estacionam e estabilizam o reboque. Em comparação com a Navara de série, a altura de condução total do concept Nissan Navara Dark Sky foi elevada, criando uma distância ao solo extra para reforçar a atitude "todo-o-terreno" do veículo.

 

Após o Salão Automóvel de Hannover, a Nissan vai doar o telescópio para transmitir o espírito de exploração e aventura e para inspirar e educar as gerações do futuro.

 

NISSAN NAVARA DARK SKY - VISÃO GERAL

O veículo conceptual Nissan Navara Dark Sky foi desenvolvido em colaboração com a Agência Espacial Europeia e acaba de ser revelado no Salão Automóvel de Hannover de 2018. Este protótipo realça a forma como a Nissan está a criar as melhores soluções para os seus clientes, desenvolvendo soluções inovadoras para satisfazer as mais variadas exigências profissionais. Após o Salão Automóvel de Hannover de 2018, o telescópio será doado a uma organização selecionada.

 

MELHORIAS NO EXTERIOR

- Componentes adicionais no design exterior concebidos com polímeros robustos de alta resistência

- Oito luzes noturnas vermelhas com sensores, um em cada um dos quatro cantos da Navara e do reboque

- Pontos de amarração em todas as extensões das cavas das rodas para uma versatilidade extra

- Grelha Navara de série otimizada com protetores de para-choques reforçados e uma nova proteção inferior proporcionam um visual mais determinado e técnico

- Guincho dianteiro incorporado na proteção inferior para maior tranquilidade durante os percursos todo-o-terreno

- A estrutura do tejadilho estende-se para a traseira sobre a caixa de carga e integra arcos de segurança e um transmissor de comunicações

- Iluminação branca de alta intensidade na extremidade dianteira da estrutura do tejadilho para iluminação adicional na frente do veículo

- Luz noturna vermelha a toda a largura na extremidade traseira da estrutura do tejadilho para iluminação da caixa de carga

- Estrutura do tejadilho robusta o suficiente para transportar malas, mantimentos e equipamento para estadias durante a noite em localizações remotas

- Para-choques traseiro redesenhado e degraus laterais, incluindo luzes noturnas vermelhas para iluminação do solo com um design de ranhuras tripartidas para replicar os pontos de amarração nas cavas das rodas

- Faróis dianteiros estilo projetor com quatro pontos com uma nova interpretação do estilo das lâmpadas de presença diurna em forma de boomerang (DRL), distintivo da Nissan

- Jantes de liga leve de 20 polegadas personalizadas, exclusivas para este protótipo e equipadas com pneus todo-o-terreno

MELHORIAS NO INTERIOR

- Estofos nas cores midnight blue e laranja

- Debruado em laranja refletor nos assentos para ajudar os ocupantes a localizarem funcionalidades interiores em condições de iluminação reduzida

- O apoio para os braços mais amplo e plano entre os assentos dianteiros também funciona como estação de trabalho

- Cinta integrada luminescente no apoio para os braços para fixar o portátil durante a condução

- Tapetes luminescentes para auxiliar na visibilidade noturna

 

MELHORIAS NA CAIXA DE CARGA

- Três áreas de armazenamento integradas na lateral e na dianteira da caixa de carga para transporte de itens de menor dimensão

- Pontos de amarração integrados na extremidade superior da caixa de carga

- Revestimento da caixa de carga esculpido à medida com polímeros de alta resistência

- O revestimento da caixa de carga inclui rolos em alumínio escovado para maior facilidade ao carregar/descarregar equipamento

- Duas baterias portáteis de VE da Nissan integradas na caixa de carga, para alimentar o reboque e o telescópio

- A unidade integrada de armazenamento de ferramentas e de baterias na dianteira da caixa de carga proporciona um mecanismo de bloqueio para as baterias.

 

REBOQUE

- O primeiro telescópio com categoria de observatório astronómico instalado num reboque personalizado com capacidades todo-o-terreno

- Interior refrigerado para assegurar que a calibração do telescópio é mantida durante as deslocações

- Funcionalidade motorizada para abertura do reboque e para implementação de pernas de estabilização

- O tejadilho apresenta cores leves para refletir a luz e o calor

- Câmara orientada para a traseira integrada na unidade de iluminação na traseira

- A secção superior é uma construção em lamelado com camadas de fibras aglomeradas com revestimento isolador e refletor para assegurar que o reboque refrigerado mantém a temperatura ideal

- Chassis robusto construído sobre longarinas em aço com secção retangular para utilização prática em todo-o-terreno, e equipado com jantes de 16 polegadas e pneus todo-o-terreno

- O reboque é alimentado por duas baterias portáteis de VE integradas da Nissan

- A abertura motorizada do reboque é efetuada em duas fases, dividindo-se da dianteira para a traseira, com abertura horizontal e em seguida com um movimento de concha para permitir que o telescópio capte a secção mais vasta possível do céu

- As funcionalidades do reboque são acedidas através de controlo remoto

 

Dimensões gerais

Comprimento total (Navara e reboque): 9.680 mm

Comprimento da Navara:                     5.400 mm

Altura da Navara:                               1.920 mm

Distância entre eixos da Navara:           3.198 mm

Pneus da Navara:                               20 polegadas

Comprimento do reboque:                   4.060 mm

Altura do reboque:                              2.060 mm

Pneus do reboque:                              16 polegadas

                                     

###

  

Sobre a Agência Espacial Europeia 

A Agência Espacial Europeia (ESA) proporciona um portal na Europa para o espaço.

A ESA é uma organização intergovernamental criada em 1975 com a missão de dar forma ao desenvolvimento da capacidade espacial europeia e assegurar que o investimento no espaço beneficia os cidadãos da Europa e do mundo.

A ESA tem 22 estados membros: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça e o Reino Unido. A Eslovénia é um membro associado.

A ESA estabeleceu cooperação formal com seis estados membros da UE. O Canadá participa em alguns programas da ESA no âmbito de um Acordo de Colaboração.

Através da coordenação dos recursos financeiros e intelectuais dos seus membros, a ESA pode realizar programas e atividades que ultrapassam o âmbito de qualquer país europeu isolado. Está a trabalhar em particular com a UE na implementação dos programas Galileo e Copernicus bem como com a Eumetsat no desenvolvimento de missões meteorológicas.

A ESA desenvolve os veículos de lançamento, os veículos espaciais e as instalações no solo necessárias para manter a Europa na vanguarda das atividades espaciais a nível global.

Atualmente desenvolve e lança satélites para observação terrestre, navegação, telecomunicações e astronomia, envia sondas às zonas mais longínquas do sistema solar e colabora na exploração humana do espaço. A ESA também possui um sólido programa de aplicações focado no desenvolvimento de serviços de observação terrestre, navegação e telecomunicações.

Saiba mais sobre a ESA em www.esa.int

 

 

Para mais informações

António Pereira Joaquim         

Diretor de Comunicação          

Nissan Iberia SA – Portugal     

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt

+351 962 062 633

www.newsroom.nissan-europe.com/pt

 

 

Gabinete de Assessoria de Imprensa da ESA

Email: media@esa.int

Tel: +33 1 53 69 72 99

Emitido pela Nissan