• O compositor alemão, Mathias Rehfeldt, encontra-se em colaboração com a Nissan Formula E Team para lançar uma banda sonora expressiva infundida com sons da Fórmula E gerados por inteligência artificial (IA);
  • Serão compostas versões adaptadas da banda sonora para as cidades que acolhem as maiores corridas desta temporada, captando a essência, as atitudes, e a singularidade da Fórmula E em todo o mundo;
  • A "Tokyo Edition", criada para o primeiro E-Prix de sempre no Japão, já está disponível para audição, juntamente com a "Misano Edition" para o próximo E-Prix de Itália.

YOKOHAMA, Japão – Das noites de néon de Tóquio ao brilho e glamour do Mónaco, preparem-se para viver o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA como nunca antes. Como parte de uma colaboração especial com a Nissan Formula E Team para a Temporada de Fórmula E de 2023/24, o compositor contemporâneo alemão Mathias Rehfeldt irá infundir a essência de Fórmula E numa série de faixas vibrantes intituladas "Electric Legacy".

De forma a criar a banda sonora perfeita para os rituais pré-corrida de qualquer pessoa, a Nissan Formula E Team e Rehfeldt utilizaram sons gerados por IA de corridas totalmente elétricas, combinados com sintetizadores eletrónicos e melodias instrumentais, criando engenhosamente uma faixa que capta o desporto motorizado elétrico como nunca antes. Além disso, excertos de rádios entre a equipa dos boxes e os pilotos da Nissan Formula E Team foram integrados na banda sonora, acrescentando uma camada de realismo. Muitas vezes chamada de "linguagem universal", a Nissan Formula E Team aspira a utilizar música para chegar a públicos mais novos e mais jovens e mostrar o entusiasmo, a cultura, e a inovação nítida por detrás da Fórmula E – um desporto sustentável que está a crescer em popularidade.

"A Fórmula E é uma fusão emocionante de tecnologia de ponta, sustentabilidade, e competição eletrizante, e dar vida a tudo isto através da música tem sido uma experiência incrível. Esta faixa tem como objetivo ligar diversos públicos e celebrar o apelo universal da Fórmula E, ao mesmo tempo que demonstra a modernidade dos veículos de Fórmula E. Através desta banda sonora, quis espelhar o espírito pioneiro da Nissan na mobilidade elétrica e criar uma faixa que evocasse o mesmo entusiasmo e sentimento que os fãs têm quando assistem ao desporto." – Mathias Rehfeldt, compositor.

Através de uma série de bandas sonoras, a colaboração ao longo da Temporada 10 refletirá a natureza diversificada e global do calendário da Fórmula E. "Electric Legacy" será lançada em adaptações localizadas para Tóquio, Misano, Mónaco, Berlim, Londres, e outras cidades importantes – todas cuidadosamente elaboradas e adaptadas especificamente para refletir as nuances culturais, as atitudes dos fãs, e o espírito único de cada cidade. A primeira versão foi criada para o E-Prix de Tóquio em março. De seguida, a faixa foi cuidadosa e individualmente transformada pela segunda vez para criar uma nova variante hipnotizante para o próximo E-Prix de Misano, em Itália, refletindo a atmosfera e o ambiente da agitada cultura italiana.

"Esta banda sonora pretende quebrar as barreiras convencionais ao misturar músicas e corridas, criando algo que não só capta a essência da Fórmula E na perfeição, como também introduz, de novas formas, novos públicos à emoção do desporto. Este desporto é o pináculo absoluto da engenharia elétrica – é o futuro da mobilidade e é uma viagem cheia de possibilidades. Através desta banda sonora, Mathias encapsulou na perfeição a inovação e paixão que este desporto representa. Não ficaria surpreendido se visse o Oliver e o Sacha a fazerem disto parte dos seus rituais pré-corrida, para entrarem no espírito antes da corrida de Misano e lutarem por aquele pódio fundamental!" – Tommaso Volpe, Chefe de Equipa e Diretor Geral da Nissan Formula E Team.

Ao combinar velocidade e excelência de engenharia na vanguarda da eletrificação, a Fórmula E é um encaixe natural para a Nissan. Com mais de 90 anos de herança automóvel, 85 anos de legado nos desportos motorizados, e mais de uma década de experiência em veículos elétricos, a empresa é a única marca automóvel japonesa na Fórmula E.

Ao estrear-se na Temporada 5 em 2018/19, a Nissan reconheceu que o desporto se dirige a um público mais jovem, mais empenhado e mais focado na sustentabilidade, e é a plataforma perfeita para mostrar as oportunidades da tecnologia elétrica limpa de hoje e explorar as suas utilizações nos carros de estrada de amanhã.

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E:

A Nissan fez a sua estreia nas corridas totalmente elétricas na Temporada 5 (2018/19) do Campeonato de Fórmula E da ABB FIA, tornando-se o primeiro e único fabricante japonês a entrar na série.

Na Temporada 7 (2020/21), a Nissan anunciou o seu envolvimento a longo prazo na Fórmula E e o seu compromisso com a era Gen3, que decorrerá da Temporada 9 (2022/23) até ao final da Temporada 12 (2025/26) da série de corridas totalmente elétrica.

Em abril de 2022, a Nissan adquiriu a equipa de competição e.adams, com o fabricante de automóveis japonês a assumir a propriedade total do seu envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que iria fornecer a sua tecnologia de grupo motorpropulsor Nissan EV à McLaren Racing durante toda a era da Fórmula E Gen3.

Para a Temporada 10 do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA, os pilotos de Fórmula E da Nissan serão Oliver Rowland e Sacha Fenestraz.

A Nissan corre na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissões zero a um público global. Como parte do seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono em todas as suas operações e no ciclo de vida dos seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os seus novos veículos até ao início da década de 2030 nos principais mercados. Mais informações disponíveis aquiOpens in a new tab..

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA:

Sendo o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único desporto com certificação de carbono líquido zero desde o início, o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA traz corrida dramáticas para o coração de algumas das cidades mais emblemáticas do mundo, proporcionando uma plataforma de desporto motorizado de elite para os principais fabricantes de automóveis do mundo acelerarem a inovação dos veículos elétricos.

A rede de equipas, fabricantes, parceiros, organismos de radiodifusão, e cidades anfitriãs da Fórmula E estão unidos pela paixão pelo desporto e pela crença no seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e para o planeta. Mais informações, www.FIAFormulaE.comOpens in a new tab..

Sobre a ABB:

A ABB é líder em tecnologia de eletrificação e automação, permitido um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam o know-how de engenharia e software para otimizar a forma como as coisas são fabricadas, movidas, alimentadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em conduzir inovações que acelerem a transformação industrial www.abb.comOpens in a new tab..

Sobre a Nissan em Portugal

A Nissan tem como objetivo tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, rumo a um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo.

A sustentabilidade está no cerne da visão a longo prazo da Nissan, a Nissan Ambition 2030. A Ambition 2030 apoia o objetivo da Nissan, que é ser neutra em carbono em todo o ciclo de vida dos seus produtos e operações até 2050. A região AMIEO da Nissan, com o EV36Zero no seu centro, está preparada para acelerar a mudança para um futuro eletrificado.

Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.ptOpens in a new tab. e www.newsroom.nissan-europe.com/ptOpens in a new tab..

Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável da Nissan, visite nissan-global.comOpens in a new tab.. Pode também seguir-nos no FacebookOpens in a new tab., InstagramOpens in a new tab., XOpens in a new tab. e LinkedInOpens in a new tab. e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

Para mais informações

Emitido pela Nissan