FUTURO DO VEÍCULO ELÉCTRICO: O QUE VEM A SEGUIR

 

 

O LEAF é apenas o início o programa de veículos eléctricos da Nissan e ainda há muito mais por vir

 

  • Ao novo LEAF seguir-se-ão mais veículos eléctricos, incluindo:
  • O e-NV200 comercial ligeiro, de carga e transporte de pessoas, alimentado a bateria
  • O e-NV200 táxi
  • O veículo eléctrico compacto de luxo da Infiniti
  • Veículos a célula de combustível até 2017

 

O Nissan LEAF, o veículo eléctrico mais vendido no mundo, assegurou à Nissan o lugar de líder mundial na mobilidade de emissões zero. Mas isto é apenas o início do abrangente programa de veículos eléctricos da Nissan.

 

Encontra-se já perto do final do seu programa de desenvolvimento uma versão 100 por cento eléctrica do galardoado furgão comercial ligeiro NV200 da Nissan. Alguns protótipos percorreram já centenas de milhares de quilómetros nas mãos de parceiros profissionais, como a Coca-Cola, o Japan Post Office e a FedEx, com o objectivo de fornecer informações realistas sobre a utilização profissional do veículo; enquanto isso a indústria de frotas europeia deu já a sua aprovação ao veículo após uma primeira apresentação.

 

Cinco empresas de leasing, seis grandes operadores de frotas assim como três guias de preços de usados visitaram a fábrica da Nissan em Barcelona - local onde virá a ser construído o e-NV200 - para não só conduzir o furgão eléctrico como também para ficarem a saber mais sobre os planos da Nissan para o futuro.

 

A reacção ao veículo tem sido tão entusiástica que muitos dos delegados "exigiram" que fosse já colocado em produção... As vendas terão início em 2014.

 

O e-NV200 utiliza o mesmo motopropulsor que vai ser utilizado no novo LEAF e estará também disponível nos formatos de carroçamento Combi e Evalia (passageiros).

 

O versátil NV200 está também a ser transformado num táxi londrino em linha com os estritos regulamentos Hackney Cab da capital do RU e ainda que os primeiros exemplares venham a ser alimentados a diesel, está também a ser desenvolvido um NV200 Black Cab eléctrico.

 

Outro novo veículo eléctrico a utilizar o motopropulsor LEAF e com lançamento previsto para o final de 2014 é um compacto de luxo totalmente novo da Infiniti, a marca premium da Nissan.

 

O hidrogénio no horizonte

Uma tecnologia que a Nissan também se encontra a desenvolver para o futuro é o das células de combustível de hidrogénio. O protótipo TeRRA da Nissan, apresentado no Salão Automóvel de Paris 2012, combinava duas grandes forças da empresa: SUVs e veículos eléctricos.

 

Perspectivado como um SUV 4x4 urbano, o TeRRA possui as suas rodas dianteiras alimentadas pelo sempre presente motopropulsor LEAF, enquanto atrás dois motores eléctricos acoplados às rodas traseiras accionam o movimento destas. As baterias, instaladas por baixo do piso, são alimentadas pela mais recente geração do módulo de célula de combustível de hidrogénio da Nissan, uma poderosa e pequena unidade que se encaixa perfeitamente sob o capot.

 

O protótipo TeRRA demonstrou a forma através da qual componentes como motores, baterias e inversores podem ser partilhados entre veículos eléctricos a bateria e de célula de combustível, tecnologias que a Nissan vê como complementares e não competidoras.

 

Apesar de, neste momento, se tratar puramente de um protótipo, não tardará até que possamos encontrar à venda veículos de célula de combustível da Nissan.

 

Uma abrangente cooperação estratégica assinada no início deste ano entre a Aliança Renault-Nissan, a Ford e a Daimler espera lançar os primeiros veículos eléctricos de células de combustível, acessíveis e comercializados em massa, já em 2017.

 

 

O objectivo da colaboração consiste em desenvolver um sistema de veículo de células de combustível comum, reduzindo desta forma os custos de investimento associados à engenharia da tecnologia. Cada empresa irá investir de forma igual no projecto.

 

"Os veículos eléctricos de células de combustível são o óbvio passo seguinte para complementar os veículos eléctricos actuais, à medida que a indústria adopta métodos de transporte mais sustentáveis", afirmou Mitsuhiko Yamashita, Membro do Conselho de Administração e Vice-presidente Executivo da Nissan Motor Co., Ltd., que supervisiona a Investigação e Desenvolvimento da companhia.

 

 "Aguardamos com expectativa um futuro no qual possamos dar resposta a muitas das necessidades dos nossos clientes através da adição de Veículos Eléctricos a Células de Combustível aos veículos eléctricos a bateria, na nossa gama de Emissões de Zero", concluiu.

 

 

###

 

 

Para mais informações

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Communication Manager                                                 http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA - Portugal                                             http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                  http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633                                                          http://www.scribd.com/NISSANPORTUGAL

 

Emitido pela Nissan