LUCAS ORDÓÑEZ NOMEADO PILOTO OFICIAL DO NISSAN ZEOD RC PARA AS 24 HORAS DE LE MANS

  • O primeiro vencedor da Nissan PlayStation GT Academy confirmado como primeiro piloto do revolucionário Nissan ZEOD RC
  • O Nissan ZEOD RC será o primeiro automóvel a completar uma volta ao circuito de Le Mans movido apenas a electricidade

Detentor de duas presenças no pódio da classe LMP2 nas 24 Horas de Le Mans e vencedor da edição inaugural da Nissan PlayStation GT Academy, Lucas Ordóñez foi confirmado como primeiro piloto para o revolucionário protótipo ZEOD RC da Nissan.

 

Quando competir nas 24 Horas de Le Mans deste ano, o Nissan ZEOD RC irá tornar-se o primeiro automóvel a cumprir em competição os 13,6 quilómetros de uma volta completa ao circuito de Le Mans movido apenas a electricidade.

 

O automóvel irá combinar motores eléctricos com um incrível motor turbo de 1,5 litros e 3 cilindros que produz 400 cavalos e pesa apenas 40 kg.

 

O Nissan ZEOD RC irá ocupar a "Garage 56" do Automobile Club de l'Ouest na edição deste ano de Le Mans, um espaço reservado para tecnologias inovadoras que não tenham sido vistas anteriormente na clássica francesa de resistência.

 

Por cada depósito de combustível utilizado em Le Mans, o ZEOD RC completará uma volta adicional movido apenas a electricidade. Durante o funcionamento a gasolina, a bateria do carro será recarregada através de travagem regenerativa, sendo reciclado o calor gerado pelos travões de carbono para produzir electricidade.

 

O projecto de desenvolvimento está a ser utilizado pela Nissan como preoaração da investida planeada pela marca à classe LMP1 das 24 Horas de Le Mans e ao Campeonato Mundial de Resistência FIA em 2015.

 

Ordóñez venceu a edição inaugural da Nissan PlayStation GT Academy, em 2008, e teve a sua estreia nas 24 Horas de Le Mans em 2011. Com três presenças na famosa prova de resistência francesa, Lucas terminou duas vezes no pódio da classe LMP2. Também se sagrou campeão na Intercontinental Le Mans Cup na classe LMP2 em 2011 e na Blancpain Endurance Series do ano passado.

 

Mais recentemente, fazendo equipa com Miguel Faísca e os outros três novos pilotos da GT Academy deste ano, venceu a classe nas 24 Horas do Dubai. Ordóñez já tinha sido anunciado como o piloto de testes para o projecto ZEOD RC mas foi agora confirmado como piloto oficial.

 

«Desde que se tornou no primeiro vencedor da GT Academy, o Lucas demonstrou a sua velocidade e o seu talento numa grande variedade de máquinas Nissan: LMP2, GT3, GT4, Super GT e até V8 Supercar. Essa versatilidade foi um factor chave para a decisão de o escolher como piloto oficial para o programa Nissan ZEOD RC», declarou o Director Global para os Desportos Motorizados da Nissan, Darren Cox.

 

«O ZEOD RC é um automóvel completamente único e diferente. Quem quer que o conduza terá que se adaptar a uma experiência de condução totalmente nova. Os nossos três pilotos para Le Mans terão por isso de ser versáteis e estar dispostos a aprender. Vai ser muito diferente, mas eles terão a oportunidade de ser parte integrante de algo muito especial, que será não somente um projecto extremamente importante para a Nissan, mas para toda a indústria automóvel», concluiu Darren.

 

 

Perguntas a e Respostas de Lucas Ordóñez

 

P: COMO VAI SER PILOTAR O ZEOD RC EM LE MANS?

 

R: Estou mesmo ansioso por começar. É um projecto muito ambicioso para a Nissan e para mim enquanto piloto; ter a oportunidade de conduzir pela primeira vez um automóvel eléctrico em Le Mans a mais de 300 km/h! Mal posso esperar pelo início dos testes e por entrar no automóvel em Le Mans e fazer aquelas voltas especiais apenas com electricidade.

 

P: EM QUE MEDIDA ACHA INTERESSANTE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PARA UM AUTOMÓVEL COMO ESTE?

 

R: O processo de desenvolvimento é muito complexo. Ninguém anteriormente fez nada tão desafiante em termos de tecnologia com veículos eléctricos. Completar uma volta inteira de Le Mans usando apenas electricidade é um desafio incrível e revolucionário.

Tenho estado na oficina com todos os engenheiros e mecânicos do ZEOD. Consegue sentir-se o esforço que estão a dedicar a este projecto. É muito complicado instalar um motor a gasolina e motores eléctricos no mesmo automóvel e conseguir alternar entre os dois sistemas. O motor a gasolina com 400 cavalos, que pesa apenas 40 kg, é incrivelmente pequeno. Eu poderia trazer o motor a gasolina para Le Mans na minha mala, como bagagem de mão.

A relação de potência por quilo é absolutamente incrível. É até melhor do que um automóvel de Fórmula 1.

É um grande desafio, mas esse é o tipo de projectos ambiciosos que a Nissan desenvolve; não optam pelo caminho mais fácil!

 

 

P: COMO SERÁ PERCORRER MULSANNE A 300 KM/H SEM OUVIR O RUÍDO DO MOTOR?

 

R: Será algo único e estranho. Estou habituado a percorrer a recta de Mulsanne entre as árvores a mais de 300 km/h, mas com muito ruído do motor Nissan LMP2. Desta vez vai ser em silêncio. Vai ser excitante e algo diferente. Obviamente, estou ansioso por sentir isso pela primeira vez. Será seguramente uma experiência única.

 

 

P: O QUE REPRESENTA EM TERMOS DE DESAFIO TÉCNICO FAZER 13,6 QUILÓMETROS UTILIZANDO APENAS ELECTRICIDADE?

 

R: É um enorme desenvolvimento técnico. A equipa ZEOD tem trabalhado com todo o empenho para tornar isto possível. Se lhes perguntar, dir-lhe-ão que as baterias e os motores eléctricos tornam o projecto muito complicado.

É o começo de algo grandioso e o início da era eléctrica nos desportos motorizados, além de ser uma fantástica plataforma de aprendizagem para futuros automóveis de estrada eléctricos. A Nissan pretende ser a primeira a enfrentar este tipo de grandes desafios. Vai ser um processo de desenvolvimento árduo, mas os engenheiros e a equipa são muito profissionais. Todos ficarão impressionados com o que a Nissan consegue fazer em termos de locomoção eléctrica.

 

 

P: IRÁ SER UMA GRANDE EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COM TODOS AQUELES CONTROLOS DIFERENTES NO HABITÁCULO?

 

R: É interessante. Para mim, enquanto piloto, obviamente que irão existir novos botões no volante, como o interruptor para passar do funcionamento a gasolina para o funcionamento a electricidade. Neste momento estamos no processo de aprendizagem, mas em breve iniciaremos os testes adequados e tomaremos conhecimento de tudo, bem como poderemos mostrar a todos os fãs como o ZEOD RC funciona e como é óptimo conduzi-lo.

 

 

P: ATÉ QUE PONTO ESTÁ ENTUSIASMADO POR TER SIDO SELECCIONADO COMO O PRIMEIRO PILOTO PARA UM PROGRAMA TÃO SIGNIFICATIVO?

 

R: Para mim é uma grande responsabilidade. Ser um dos pilotos do ZEOD RC, o primeiro automóvel eléctrico a circular a 300 km/h me Le Mans, será um grande desafio para mim. Mas eu gosto de trabalhar desta forma. Sei que todas as pessoas do desporto motorizado estarão atentos a este projecto e eu tenho a sorte e estou muito orgulhoso por fazer parte dele. Espero que sejamos bem-sucedidos em Le Mans.

Há seis anos venci a GT Academy. Era um estudante normal. Era impensável aquilo que consegui em seis anos; agora vou pilotar o automóvel mais revolucionário e desafiante visto em Le Mans em muitos anos.

Nunca esperei participar nas 24 Horas de Le Mans e já o fiz por três vezes, somando dois pódios e uma pole position. Agora sinto-me um piloto profissional e estou pronto para este novo desafio, e para ter sucesso também com os automóveis eléctricos.

 

 

###

 

 

Sobre a Nissan na Europa 

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 14.500 pessoas distribuídas pelas operações locais de desenho, pesquisa e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No ano passado, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram 695 mil veículos incluindo automóveis compactos, crossovers premiados, SUV's e veículos comerciais. A Nissan disponibiliza actualmente aos seus clientes na Europa 24 gamas de produtos diversos e inovadores e está posicionada para se tornar na marca asiática número um neste continente. 

 

 

 

Para mais informações NISSAN:

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Communication Manager                                                 http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA - Portugal                                             http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                  http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633                                                          http://www.scribd.com/NISSANPORTUGAL

Emitido pela Nissan