NISSAN ANUNCIA O SEU PROGRAMA GLOBAL DE DESPORTOS MOTORIZADOS PARA 2016

 

  • O Nissan GT-R NISMO GT500 vai lutar por um terceiro título consecutivo no campeonato SUPER GT
  • Katsumasa Chiyo sobe à categoria Super GT GT500, depois do título no Blancpain Series e da vitória nas 12 Horas de Bathurst, em 2015
  • O GT-R, com especificação GT3, vai competir por todo o mundo, na Europa, Estados Unidos e Japão
  • A Nissan vai defender o título no Blancpain Endurance e iniciar o assalto à Sprint Cup
  • Transferência de sonho para o Japão, da estrela da GT Academy, Jann Mardenborough

 

 

Após a conquista de nove campeonatos internacionais em todo o mundo, em 2015, esta época, a Nissan vai continuar a participar em várias categorias e campeonatos, bem como a aproveitar os seus programas de apoio ao cliente.

 

Os atletas NISMO vão continuar a hastear a bandeira no Japão, América do Norte, Europa e Austrália.

 

Por categoria e pilotos, eis os desafios da Nissan/NISMO para este ano:

 

 

SUPER GT GT500

Com dois títulos consecutivos no Campeonato SUPER GT GT500, a Nissan/NISMO tem como objetivo a conquista do tri em 2016.

 

Quatro equipas Nissan GT-R NISMO GT500 vão competir na classe GT500. Depois de dois anos nas corridas da Blancpain Endurance Series e nas 12 Horas de Bathurst, Katsumasa Chiyo vai estrear-se na classe GT500, em 2016.

 

Toshikazu Tanaka, Vice-presidente Executivo da NISMO, assumirá a função de diretor executivo da equipa Nissan GT500, substituindo Kunihiko Kakimoto. Kakimoto desempenhou a função de diretor executivo durante 12 anos (desde 2004), tendo contribuído para os 12 títulos da Nissan na série GT500.

 

1 - NISMO - Tsugio Matsuda / Ronnie Quintarelli

Chefe de equipa: Yutaka Suzuki

MOTUL AUTECH GT-R / Michelin

 

12 - TEAM IMPUL - Hironobu Yasuda / João Paulo de Oliveira

Chefe de equipa: Kazuyoshi Hoshino

Calsonic IMPUL GT-R / Bridgestone

 

24 - KONDO RACING - Daiki Sasaki / Masataka Yanagida

Chefe de equipa: Masahiko Kondo

TBA / Yokohama

 

46 - MOLA - Satoshi Motoyama / Katsumasa Chiyo

Chefe de equipa: Toshiomi Oeki

S Road CRAFTSPORTS GT-R / Michelin

 

Os regulamentos do campeonato Super GT não permitem o desenvolvimento de peças de aerodinâmica e de suspensão para esta temporada, pelo que o Nissan GT-R NISMO GT500 mantém as especificações de 2015, mas com evoluções ao nível do motor e dos pneus. Embora as especificações do motor permaneçam iguais, foram feitas melhorias no sistema de combustão e no sistema de admissão/escape, que resultarão numa maior eficiência e fiabilidade, em conformidade com a nova regra de 5% “menos combustível”.

 

 

GT3

Desenvolvido pela NISMO, o Nissan GT-R NISMO GT3 conquistou o título da classe GT300 do campeonato SUPER GT e Pro Class do Blancpain Endurance Series, em 2015. Em colaboração com o seu parceiro de programa na Europa, a JRM, a NISMO continuará a apoiar os clientes Nissan GT-R NISMO GT3, disponibilizando viaturas e assistência técnica.

 

 

BLANCPAIN GT SERIES ENDURANCE CUP / SPRINT CUP

Após a conquista do título, num dos mais competitivos campeonatos do mundo de GT3, em 2015, a Nissan/NISMO expande o seu compromisso, com a primeira participação oficial no Blancpain GT Series Sprint Cup. Mas a Nissan repete, também, a participação no Blancpain Endurance Cup, com o objetivo de renovar o título.

 

Continuando o desafio no Blancpain GT Series em Pro e Pro Am, o qual começou em 2011, a RJN Motorsport continuará a dirigir o programa sob a gestão de Bob Neville, com o apoio da NISMO.

 

O alinhamento dos pilotos no Blancpain GT Series assenta, uma vez mais, em atletas de todas as áreas da família global de desportos motorizados da Nissan. Após o sucesso do programa de Katsumasa Chiyo na Europa, a NISMO designou a jovem estrela japonesa de 23 anos, Mitsunori Takaboshi, para continuar o programa de desenvolvimento na classe Pro do campeonato Blancpain, fazendo equipa com os muito experientes Alex Buncombe e Lucas Ordóñez.

 

Os vencedores de 2015 da GT Academy, respetivamente, da competição internacional (vencedor australiano, Matt Simmons) e da GT Academy Europe (vencedor francês, Romain Sarazin) irão juntar-se a Sean Walkinshaw, integrado na equipa após exibições impressionantes em 2015.

 

Sprint Pro: Alex Buncombe, Mitsunori Takaboshi

Sprint ProAm: Sean Walkinshaw, Ricardo Sánchez

Endurance Pro: Alex Buncombe, Lucas Ordóñez, Mitsunori Takaboshi

Endurance Pro Am: Sean Walkinshaw, Matt Simmons, Romain Sarazin

 

24 HORAS DE NURBURGRING (Corrida de 24 Horas ADAC Zurich – Nurburgring)

A Nissan/NISMO irá, mais uma vez, participar nas icónicas 24 horas de Nurburgring. O alinhamento final dos pilotos ainda aguarda confirmação.

 

 

SUPER GT GT300

A NISMO continuará a disponibilizar assistência técnica e o fornecimento permanente de veículos a equipas clientes que corram com o Nissan GT-R NISMO GT3, na classe GT300, de SUPER GT. A “NDDP Racing”, apostada no desenvolvimento de jovens pilotos, irá entrar na classe GT300 com o atleta NISMO, Jann Mardenborough, transferido para o Japão para ser integrado na equipa, juntamente com Kazuki Hoshino.

 

3 - NDDP RACING - Kazuki Hoshino / Jann Mardenborough

Chefe de equipa: Masahiro Hasemi

B-MAX NDDP GT-R / Yokohama

 

A formação Gainer Tanax GT-R, que conquistou os títulos de GT300, em 2015, competirá com o número de campeão 0.

 

 

SUPER TAIKYU SERIES (CLASSE ST-X)

A NISMO disponibilizará assistência técnica às equipas clientes que corram com o Nissan GT-R NISMO GT3, na classe ST-X das Super Taikyu Series. Nesta classe, a equipa resultante da colaboração entre a KONDO Racing e a Nissan Technical College continua a participar com o “ThreeBond Nissan Technical College GT-R”.

Continuando já no quinto ano, o programa faz parte do programa educacional dos estudantes, ligando a educação formal e os desportos motorizados.

 

Classe 24 ST-X - KONDO RACING – Tomonobu Fujii/TBA

Chefe de equipa: Masahiko Kondo

ThreeBond Nissan Technical College GT-R

 

 

PIRELLI WORLD CHALLENGE

Na América do Norte, os esforços da Nissan North America irão para a luta no Pirelli World Challenge, assumindo a Always Evolving Racing/AIM Autosport um par de posições com o Nissan GT-R NISMO GT3. Os lugares de pilotos serão ocupados por James Davison que, o ano passado, conseguiu duas vitórias na geral e dezasseis chegadas entre os dez primeiros (James conduzirá o automóvel com o número 33, patrocinado pela AERNOW) e pelo primeiro vencedor da GT Academy América do Norte,

Bryan Heitkotter. O piloto recentemente promovido à categoria profissional vai estar ao volante do automóvel com o número 05, como piloto exclusivo de GT, depois de ter conquistado cinco vitórias na classe GTA e onze chegadas nos dez primeiros da geral, no ano passado. 

 

N.º 33 AERNOW GT-3 GT-R conduzido por James Davison

N.º 05 Nissan GT Academy GT-3 GT-R conduzido por Bryan Heitkotter

 

 

ATIVIDADES REGIONAIS COM OUTROS MODELOS

 

AUSTRÁLIA: V8 SUPERCARS

Na Austrália, a Nissan continuará a competir nos V8 Supercars com Rick e Todd Kelly, em conjunto com Michael Caruso e o novo piloto, Dale Wood, com o Nissan Altima.

 

JAPÃO: SUPER TAIKYU SERIES (CLASSE ST-3)

A NISMO continuará a providenciar apoio técnico a equipas clientes que corram com o Fairlady Z NISMO RC, na classe ST-3, das Super Taikyu Series.

 

CANADÁ: NISSAN MICRA CUP

A Nissan continua com a muito bem-sucedida Nissan Micra Cup, que teve a sua estreia, no Canadá, no ano passado.

 

 

FORNECIMENTO DE MOTORES LM P2 E LM P3

Com 11 campeonatos e quatro vitórias em Le Mans no seu historial, a Nissan/NISMO continuará a fornecer motores desenvolvidos a partir de motores de produção, tanto para LM P2 como para LM P3.

 

Através da Oreca e da Gibson, a Nissan fornecerá motores VK45 e disponibilizará apoio técnico a equipas que corram na classe LM P2 (Le Mans Prototype 2) do FIA World Endurance Championship (WEC), da European Le Mans Series e da Asian Le Mans Series.

 

Também irá disponibilizar, através da Oreca, motores VK50 e assistência técnica a equipas que corram na classe LM P3 (Le Mans Prototype 3) da European Le Mans Series e da Asian Le Mans Series.

 

Com um crescimento na classe LM P3, este ano, a presença da Nissan na grelha de partida aumentará significativamente.

 

 

 

DESENVOLVIMENTO DE PILOTOS E PROGRAMA DE APOIO

 

Campeonato Japonês de Fórmula 3

Katsumasa Chiyo e Jann Mardenborough também competirão no Campeonato Japonês de Fórmula 3. Chiyo e Mardenborough continuam as suas carreiras em monolugares. O primeiro já foi campeão japonês de F3 (na classe N), enquanto o inglês fez carreira na F3 e GP3 europeia.

 

B-MAX Racing Team com NDDP

22 - Jann Mardenborough

23 - Katsumasa Chiyo

Chefe de equipa: Masahiro Hasemi

B-MAX NDDP F3

 

 

RESUMO DO PROGRAMA
- Shoichi Miyatani, CEO e presidente da NISMO

 

“No ano passado, o Nissan GT-R esteve envolvido em numerosas batalhas importantes em todo o mundo, nomeadamente na Europa, E.U.A., Austrália e Japão, onde alcançou alguns resultados fenomenais”, declarou Shoichi Miyatani, CEO e presidente da NISMO.”

 

“Em 2016, três dos nossos jovens atletas NISMO farão a subida para categorias superiores, sendo que Chiyo avança para a classe GT500, Mardenborough sobe para a GT300 e Takaboshi assume o desafio das Blancpain Endurance e Sprint Series.”

 

“Enquanto continuamos a ter grandes esperanças no sucesso destes três jovens pilotos, também estamos a trabalhar ao nível do desenvolvimento e de testes, para garantir que a supremacia do GT-R continue a ser uma realidade em todo o mundo, reforçando, assim, a imagem da marca.” 

 

“Além disso, estamos a planear aumentar o nosso enfoque no apoio a equipas clientes que competem com veículos e motores Nissan. Mais do que nunca, estaremos a competir ativamente nos desportos motorizados ao longo de 2016 e a conquistar mais vitórias, títulos e glória para a Nissan”.

 

“Todos estamos muito animados com a preparação desta época e desejamos partilhar o entusiasmo e a paixão pelos desportos motorizados com todos os nossos fãs.”

 

###

 

 

Sobre a Nissan

Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automóvel japonesa, está sedeada em Yokohama, Japão e é parte integrante da Aliança Renault-Nissan. A operar com mais de 247.500 funcionários a nível global, a Nissan vendeu, no ano fiscal 2014, 5,32 milhões de veículos e gerou receitas superiores a 11.38 biliões de ienes (85 mil milhões de euros). A Nissan disponibiliza uma gama abrangente de mais de 60 modelos diferentes sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan é líder global com o LEAF, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, economicamente acessível e que é o VE mais vendido de sempre na história do automóvel, com quase 50% de quota de mercado global.

Para obter mais informações acerca dos nossos produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável, visite o nosso website em http://www.nissan-global.com/EN/

 

 

 

 

Para mais informações

António Pereira Joaquim                                                  www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Director de Comunicação                                                 http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA – Portugal                                              http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                  http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633                                                         

 

Emitido pela Nissan