• Expansão de veículos elétricos planeada para todas as sub-regiões da AMIEO;
  • 11 lançamentos de novos modelos, incluindo modelos aclamados em todas as sub-regiões;
  • O plano ambiciona um aumento de vendas nas regiões da Europa, África, Médio Oriente, Índia, e Oceânia em 300.000 unidades – quase um terço da ambição de vendas globais;
  • A ofensiva de produtos na Europa, Índia, e Oceânia será apoiada por parcerias estratégicas da marca com a Renault/Ampere e com a Mitsubishi.

PARIS, FRANÇA – A Nissan vai intensificar os seus planos de eletrificação e crescimento nas diversificadas regiões da Europa, África, Médio Oriente, Índia, e Oceânia (AMIEO) com o "The Arc", o novo plano de negócios global da marca criado para impulsionar valor e reforçar a competitividade.

O plano, que funciona uma ponte entre o plano de transformação empresarial AF20-23 Nissan NEXT e a visão a longo prazo Ambition 2030 da Nissan, está centrado numa larga ofensiva de produtos, maior eletrificação, novas abordagens à engenharia e à produção, a adoção de novas tecnologias, e a utilização de parcerias estratégicas para aumentar as vendas globais e melhorar a rentabilidade.

As regiões da Europa, África, Médio Oriente, Índia e Oceânia alinham-se com a estratégia global da Nissan para assegurar crescimento de volume através de uma estratégia regional personalizada, onde o rumo para uma transição acelerada para a eletrificação é definido e apoiado por uma carteira de produtos eletrificados/ICE equilibrada, um crescimento de volume nos principais mercados, e disciplina financeira.

Através destas iniciativas, a Nissan tem como objetivo aumentar as vendas anuais globais em 1 milhão de unidades, das quais as regiões previamente mencionadas contribuirão com quase um terço – 300.000 unidades. Dos 16 novos veículos eletrificados e dos 14 novos veículos ICE a serem lançados a nível global, cinco novos EV e seis novos veículos ICE serão lançados nas regiões da Europa, África, Médio Oriente, Índia e Oceânia. Estes incluirão alguns dos modelos favoritos dos clientes Nissan, incluindo o LEAF.

Guillaume Cartier, Presidente da Nissan AMIEO, afirmou: "Através do novo plano de negócios da Nissan, "The Arc", temos definida uma estratégia clara para um futuro promissor, focada no crescimento, adaptabilidade e competitividade. A nossa região está totalmente alinhada com este plano global, e estamos empenhados em melhorar a nossa oferta de produtos, em avançar com a eletrificação e a tecnologia, e em alavancar as nossas parcerias estratégicas para nos conduzir a uma nova era."

"Através deste plano abrangente, estamos a defender a competitividade e o crescimento, e estou confiante de que conseguiremos – fornecendo, então, as bases necessárias para a atingir a visão Ambition 2030 da Nissan."

A Nissan continuará a potenciar as suas parcerias estratégicas de forma a suportar a competitividade e o seu portfólio de produtos. Na Europa, a parceria estratégica da marca com a Renault/Ampere irá introduzir um novo veículo elétrico compacto para substituir o Nissan Micra, e irá lançar dois novos veículos comerciais ligeiros. Na Oceânia, a Nissan usufruirá da sua parceria com a Mitsubishi Motors para lançar uma nova pick-up de 1 tonelada. Na Índia, a Nissan irá alavancar a sua parceria estratégica com a Renault de forma a melhorar a sua pegada de produção. Além disso, a Índia juntar-se-á ao Reino Unido como um dos principais centros de exportação da região.

O progresso da eletrificação

O lançamento de veículos elétricos está agora planeado para todas as sub-regiões da Europa, África, Médio Oriente, Índia, e Oceânia. No entanto, a Nissan na Europa continua a liderar a estratégia global de eletrificação da marca. Até 2026, a Nissan antecipa que mais de 40% do seu mix de vendas na Europa seja 100% elétrico e 75% eletrificado.

Para além do produto e das vendas, a Nissan irá concretizar a sua visão EV36Zero para a produção de veículos elétricos e de baterias, com o início da produção a ter lugar na unidade de produção de Sunderland, no Reino Unido. Este projeto transformacional, visto como um plano de 360 graus da marca para atingir a produção e condução com emissões zero, está a permitir um investimento por parte da Nissan e dos seus parceiros de até 3 mil milhões de libras.

A visão da Nissan para um ecossistema elétrico irá ver a tecnologia V2G ser comercializada, com a capacidade bidirecional AC a ficar disponível nos EV da Nissan durante o período do plano, a começar na Europa. De forma a potenciar novas parcerias em toda a região, a tecnologia V2G da Nissan irá incluir carregadores domésticos bidirecionais acessíveis, que proporcionarão oportunidades para partilhar a energia armazenada na bateria do veículo com a rede elétrica, o que proporcionará novas oportunidades de receitas para a Nissan, e oferecerá benefícios aos seus clientes e ao ambiente.

The Arc: Destaques das sub-regiões

Europa

Cinco novos EV chegarão durante o período do "The Arc", incluindo o Nissan LEAF, JUKE, e um substituto 100% elétrico para o Nissan Micra.

A Nissan também aproveitará a sua parceria com a Ampere para lançar um Interstar LCV totalmente elétrico, bem como um novo LCV com base na FlexEVan.

De forma a ajudar a transição para um futuro totalmente elétrico, a Nissan está a desenvolver a terceira geração da sua tecnologia e-POWER, o grupo motorpropulsor único da marca, que serve de porta de entrada para a experiência de condução totalmente elétrica.

Em termos de desempenho global de vendas, a Nissan na Europa tem como objetivo aumentar os seus volumes de vendas em 40% no final do período do plano, para mais de 170.000 unidades.

Índia

Durante o período do "The Arc", a Nissan na Índia irá lançar três novos modelos, com planos de triplicar os volumes de vendas, tendo como objetivo 95.000 unidades em 2026, mais 63.000 unidades do que no ano fiscal de 2023.

A unidade de produção em Chennai não só irá introduzir dois novos SUVs da Nissan, como também irá lançar dois SUV para a Renault. Com oportunidades de exportação adicionais que representam cerca de 100.000 unidades até 2026, a Índia juntar-se-á ao Reino Unido como um importante centro de exportação da Nissan nas regiões da Europa, África, Médio Oriente, Índia e Oceânia. Durante o período deste plano a médio prazo, a Nissan irá continuar com o desenvolvimento de um novo veículo elétrico a ser fabricado em Chennai.

África

Durante o período do "The Arc", a Nissan em África terá como objetivo duplicar as vendas para 110.000 unidades, mais 56.000 unidades do que no ano fiscal de 2023.

No período de três anos, os clientes africanos também beneficiarão de dois novos SUV lançados a partir da Índia. Para além do lançamento contínuo da tecnologia e-POWER exclusiva da Nissan, a marca planeia também oferecer um veículo 100% elétrico aos consumidores sul-africanos até ao fim do plano empresarial.

Estas ações, focadas na expansão de mercado e na introdução de novos produtos, ajudarão a garantir que a Nissan em África pode capitalizar o aumento projetado do mercado de veículos, e, consequentemente, aumentar a sua quota de mercado.

Médio Oriente

No Médio Oriente, irão ser introduzidos cinco novos SUV da Nissan, incluindo dois novos SUV construídos e exportados da Índia.

O "The Arc" define também uma estratégia para introduzir veículos elétricos no Médio Oriente, proporcionando um impulso para uma maior expansão, uma vez que a Nissan procura capitalizar o forte poder da sua marca nestes importantes mercados para propulsionar um maior crescimento.

Oceânia

Durante o período do "The Arc", a Nissan na Oceânia irá lançar quatro novos modelos, incluindo uma nova pick-up de 1 tonelada, potenciando a sua parceria com a Mitsubishi Motors.

Novos veículos elétricos serão também introduzidos na Oceânia, à medida que a transição para a eletrificação ganha ritmo.

Cartier continuou: "Com 140 mercados e uma população de quase 3,8 mil milhões de pessoas, as regiões de África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia são vastas e as oportunidades são imensas. Com este novo plano de negócios, iremos apresentar os nossos produtos e tecnologias mais interessantes e inovadoras até à data, garantindo que estamos preparados para enfrentar a concorrência. De acordo com a estratégia global delineada no "The Arc", estamos também a transformar os desafios em novas oportunidades, ao mesmo tempo que criamos fluxos de receitas adicionais e melhoramos a nossa proposta de valor para os clientes."

O "The Arc" assegura o crescimento e a transformação nas regiões da Europa, África, Médio Oriente, Índia, e Oceânia, lançando as bases para a visão Ambition 2030 da Nissan, a visão a longo prazo da marca para se tornar uma empresa verdadeiramente sustentável, conduzindo a um mundo mais limpo, seguro, e mais inclusivo.

Sobre a Nissan em Portugal

A Nissan tem como objetivo tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, rumo a um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo. 

A sustentabilidade está no cerne da visão a longo prazo da Nissan, a Nissan Ambition 2030. A Ambition 2030 apoia o objetivo da Nissan, que é ser neutra em carbono em todo o ciclo de vida dos seus produtos e operações até 2050. A região AMIEO da Nissan, com o EV36Zero no seu centro, está preparada para acelerar a mudança para um futuro eletrificado.  

Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.ptAbre em uma nova aba e www.newsroom.nissan-europe.com/pt.Abre em uma nova aba

Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável da Nissan, visite nissan-global.com.Abre em uma nova aba Pode também seguir-nos no Facebook,Abre em uma nova aba Instagram,Abre em uma nova aba XAbre em uma nova aba e LinkedInAbre em uma nova aba e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.Abre em uma nova aba

Para mais informações

Isilda Amaral
Head of Marketing & Communication Nissan Portugal
isilda.amaral@nissanportugal.ptAbre em uma nova janela.
+351 964 830 548

Paulo Passarinho
PR Manager Nissan PortugalAbre em uma nova janela.
paulo.passarinho@salvadorcaetano.pt
+351 966 532 862

Emitido pela Nissan