• A Nissan recebeu luz verde das autoridades para uma exploração solar adicional de 20MW na fábrica de Sunderland;
  • Esta instalação vai duplicar a quantidade de energia renovável gerada no local para cobrir o fabrico de todos os Nissan LEAF vendidos na Europa;
  • Todas as vertentes do Nissan EV36Zero estão a progredir, desde o anúncio em julho.

Sunderland – A Nissan recebeu luz verde para instalar uma quinta solar adicional de 20MW na sua fábrica no Reino Unido, um importante marco para o seu projeto Nissan EV36Zero e para a viagem da empresa rumo à neutralidade carbónica.

A nova instalação de 20MW, para a qual foi agora recebida a autorização de planeamento, duplicará a quantidade de eletricidade renovável gerada na fábrica da Nissan em Sunderland para 20% das necessidades totais da fábrica, o suficiente para construir cada Nissan LEAF 100% elétrico vendido na Europa.

Os trabalhos de desenvolvimento serão iniciados imediatamente e a instalação, ao lado das atuais explorações eólicas e solares da fábrica, deverá estar concluída até maio de 2022.

Alan Johnson, vice-presidente para a área de produção na Nissan Motor Manufacturing UK (NMUK), disse: «Estamos a utilizar energia de fontes renováveis no local há mais de 15 anos. A expansão da nossa quinta solar é parte integrante do projeto Nissan EV36Zero e da viagem da empresa rumo à neutralidade carbónica».

Esta é a primeira de dez explorações solares adicionais planeadas no âmbito do plano Nissan EV36Zero, anunciado em julho e suportado num investimento inicial de mais de mil milhões de euros da Nissan e dos seus parceiros na produção de automóveis elétricos, numa nova gigafábrica da Envision AESC e na rede de energia renovável da Câmara Municipal de Sunderland.

Na passada semana a empresa anunciou a Nissan Ambition 2030, a visão de longo prazo da empresa para capacitar a mobilidade e não só, que incluiu o Chill-Out Concept uma pré-visualização do crossover elétrico de nova geração previsto para produção futura em Sunderland. Em outubro, o parceiro de baterias Envision AESC recebeu autorização de planeamento para a sua nova gigafábrica de 9GWh capacidade, a ser construída em terrenos adjacentes à fábrica de automóveis.

O projeto também inclui planos para um sistema de armazenamento de energia de 1MWh usando baterias de segunda vida dos VE da Nissan, que permitirão que o excesso de energia gerada durante o dia seja armazenado e usado em diferentes momentos, ajudando a equilibrar a procura na rede.

A quinta solar está a ser desenvolvida e instalada pela Engenera, outra empresa parceira do projceto. A Nissan começou a integrar fontes de energia renováveis em Sunderland em 2005, quando a empresa instalou as suas primeiras turbinas eólicas no local. Estas 10 turbinas contribuem com 6,6MW de potência, a que se adiciona a atual quinta solar de 4,75MW instalada em 2016.

No âmbito da Ambition 2030, a Nissan pretende tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, conduzindo para um mundo mais limpo, seguro e mais inclusivo. A visão apoia o objetivo da Nissan de ser neutra em carbono ao longo de todo o ciclo de vida dos seus produtos até ao ano fiscal de 2050.

# # #

Sobre a Nissan em Portugal
Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.pt e www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável da Nissan, visite nissan-global.com. Pode também seguir-nos no FacebookInstagramTwitter e LinkedIn e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

Para mais informações
António Pereira Joaquim              
Diretor de Comunicação   
Nissan Iberia SA – Portugal          
antonio.pereirajoaquim@nissan.pt
+351 962 062 633 

 

Emitido pela Nissan