NISSAN BLADEGLIDER: UMA INOVADORA MOBILIDADE INTELIGENTE

 

  • Avançado grupo de potência totalmente elétrico disponibiliza um impressionante desempenho e uma condução dinâmica
  • Diversão de condução de emissões zero com uma posição de condução central e dois bancos de passageiros situados atrás
  • Video: https://www.youtube.com/watch?v=oLlbGSOogUQ

 

A Nissan Motor Co., Ltd apresentou o protótipo funcional do BladeGlider, um veículo futurista que combina emissões zero e um elevado desempenho com um desenho revolucionário de automóvel desportivo.

 

Dois BladeGlider, desenvolvidos a partir do concept apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Tóquio em 2013, foram mostrados no Brasil para simbolizar as futuras tecnologias que combinarão a Mobilidade Inteligente e capacidades de condução idênticas à de um desportivo.

 

Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Nissan Motor Co., Ltd., afirmou: "Estes protótipos resumem a vontade da Nissan de expandir a sua filosofia de Mobilidade Inteligente, onde o prazer de condução é combinado com a responsabilidade ambiental. A Nissan acredita que os entusiastas do automóvel deverão ansiar por um futuro com emissões zero e o Blade Glider é a sua perfeita demonstração. É o veículo elétrico para os amantes dos automóveis".

 

A estreia dos protótipos BladeGlider forma parte do compromisso contínuo da Nissan para com o desenvolvimento de veículos com emissões zero e de novas tecnologias automóveis incluindo a conectividade e os sistemas de condução autónoma. A Nissan já vende o automóvel de emissões zero de maior volume comercial do mundo, o Nissan LEAF e é pioneira nos sistemas de Mobilidade Inteligente que serão implementados na sua gama de veículos ao longo dos próximos anos.

 

Com o BladeGlider, a Nissan mostra a sua visão de um veículo elétrico eficiente, ágil e capaz de fornecer novas dimensões à diversão e ao entusiasmo de condução, um automóvel capaz de "deslizar", graças ao desempenho praticamente silencioso do seu grupo de potência elétrico e ao seu formato aerodinâmico.

 

Depois de dois anos de trabalho dedicados à sua conceção, engenharia e desenvolvimento, o Nissan BladeGlider transformou-se num excitante estudo real sobre o potencial de veículos elétricos de avançado desempenho, no âmbito do conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan, uma filosofia que visa tornar os automóveis mais entusiasmantes redefinindo profundamente a forma como são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

 

Os dois BladeGlider de demonstração dispõem de uma avançada configuração de chassis com uma via dianteira mais estreita e um eixo traseiro mais largo para uma eficiência aerodinâmica e uma estabilidade de condução ideais.

 

Portas elevatórias com dobradiça traseira oferecem uma entrada e saída ampla do habitáculo. O tejadilho aberto do BladeGlider está reforçado com uma estrutura de proteção integrada contra capotamento, oferecendo o entusiasmo de um automóvel de competição aberto e em simultâneo a segurança de um coupé.

 

Os controlos instalados no volante para os sistemas do BladeGlider estão interligados com um avançado visor onde são apresentadas a velocidade, o estado de carga da bateria, o modo de regeneração e o mapa de binário. Flanqueando o visor central encontram-se dois ecrãs, com as imagens das câmaras de visão traseira instaladas imediatamente atrás das rodas dianteiras. Uma alternativa aos espelhos instalados nas portas, este desenho de ecrã duplo melhora a eficiência aerodinâmica do BladeGlider. O condutor posiciona-se ao centro e ligeiramente à frente dos dois passageiros, que assim desfrutam de mais espaço para as pernas. A vista para todos os ocupantes é panorâmica, graças ao para-brisas único.

 

A alimentação é 100 por cento elétrica, com um excecional desempenho do grupo de potência desenvolvido pelo parceiro técnico da Nissan para o projeto BladeGlider, a Williams Advanced Engineering. A velocidade máxima dos dois modelos de demonstração é superior a 190 km/h*, com os 0-100 km/h a necessitarem de menos de 5 segundos*. A transmissão às rodas traseiras é fornecida por dois motores elétricos de 130 kW, um para cada roda.

 

O sistema dispõe de vectorização de binário, capaz de controlar o binário fornecido às rodas de tração e melhorando ainda mais a eficiência de condução. O sistema de vectorização de binário envia automaticamente mais binário para a roda exterior em caso de subviragem, para assim restaurar o equilíbrio à condução.

 

Concebido para melhorar a experiência de condução, e não de a controlar, o sistema de vectorização de binário possui três definições: modo desligado, ágil e drift.

 

A alimentação é fornecida por uma bateria de iões de lítio de 220 kW de cinco módulos e alto desempenho. Foram desenvolvidos sistemas de arrefecimento personalizados quer para a bateria, quer para os motores.

 

O interior do BladeGlider reflete as intenções desportivas do veículo, com cintos de segurança de quatro pontos para cada um dos ocupantes. Os bancos oferecem um excecional suporte lateral e para as pernas do condutor e dos passageiros. Possuem também um acabamento com uma mistura de tecido e revestimento de resina epóxi, resultando num material resistente e aderente que possui a particularidade de fazer com que os ocupantes adiram confortavelmente e de forma segura aos seus lugares.

 

Os BladeGlider possuem duas cores nos acabamentos interiores: Cyber Green e Stealth Orange. Estas cores são utilizadas para as porções superiores das costas dos bancos e envolvidas por um material refletor prateado, criando assim um visual desportivo e atraente. A base dos bancos recorre a um padrão em negro, com uma faixa de acabamento verde e cor-de-laranja a envolver a almofada.

 

Dos dois BladeGliders, um estará em exposição estática no Rio de Janeiro enquanto o segundo estará disponível para experiências de condução repletas de dinamismo, quer para a Comunicação Social, quer para convidados VIP.

 

Especificações base:

Velocidade máxima

>190km/h *

Aceleração 0-100 km/h

<5s

Potência

200kW

Binário

707Nm

Peso

1.300kg

Comprimento

4.300mm

Largura

1.850mm

Altura

1.300mm

Distância entre eixos

2.800mm

  

*Dados de Williams Advanced Engineering

 

 

###

 

Sobre a Nissan Motor Co., Ltd.  

A Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automóvel japonesa, está sedeada em Yokohama, Japão e é parte integrante da Aliança Renault-Nissan. A operar com mais de 247.500 funcionários a nível global, a Nissan vendeu, no ano fiscal 2015, 5,42 milhões de veículos e gerou receitas superiores a 12,19 biliões de ienes (92 mil milhões de euros). A Nissan disponibiliza uma gama abrangente de mais de 60 modelos diferentes sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan é líder global com o LEAF, o primeiro veículo puramente elétrico, comercializado em massa, economicamente acessível e que é o VE mais vendido de sempre na história do automóvel, com quase 50% de quota de mercado global.

Para obter mais informações acerca dos nossos produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável, visite o nosso website em http://www.nissan-global.com/EN/

 

 

Para mais informações 

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Director de Comunicação                                                http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA – Portugal                                             http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                  http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633                                                         

 

Emitido pela Nissan