• No preciso dia em que completa 224 anos o Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) recebe os seus primeiros veículos 100 por cento elétricos;
  • Os Nissan LEAF e e-NV200 Evalia serão utilizados pelo TNSC nas suas atividades diárias;
  • Inovação, entusiasmo e criatividade são o denominador comum do TNSC e da Nissan.

 

 

O Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) e a Nissan Portugal estabeleceram um protocolo de parceria que visa a divulgação da Mobilidade Elétrica. Assinado no preciso dia em que o TNSC completou 224 anos de existência (30 de Junho), este protocolo permite que as deslocações dos colaboradores do TNSC se façam com muito menos emissões e, a prazo, com zero emissões.

 

No âmbito do protocolo, Guillaume Masurel, diretor-geral da Nissan em Portugal entregou as chaves de um Nissan LEAF e de uma e-NV200 Evalia (ambos totalmente elétricos) e de um X-Trail ao presidente do TNSC, Carlos Vargas.

 

Com esta cerimónia, assinalou-se um passo importante da Cultura nacional no caminho de uma mobilidade mais sustentável, sendo que ambos aos parceiros esperam que o exemplo do TNSC na redução do seu impacto ambiental se torne um exemplo a seguir por outras instituições nacionais nesta área.

 

Os Nissan LEAF e e-NV200 Evalia serão principalmente utilizados para o transporte de pessoas e materiais do TNSC na grande Lisboa. Oferecendo uma verdadeira mobilidade de emissões zero, os Nissan LEAF e Nissan e-NV200 vão contribuir para a estratégia do TNSC de redução das emissões de gases com efeito de estufa decorrente da sua atividade, uma das principais preocupações desta instituição. 

 

Carlos Vargas, Presidente do TNSC afirma: "É com grande satisfação que, neste dia simbolicamente tão importante para o Teatro Nacional de São Carlos, iniciamos uma relação estratégica com a Nissan, assente na importância que ambas as instituições atribuem à mobilidade sustentável e que é reflexo de uma dinâmica contemporânea que partilham”.

 

“O facto de passarmos a deslocar-nos oficialmente em viaturas elétricas de uma marca automóvel com prestígio internacional reconhecido, como é o caso da Nissan, constitui uma afirmação quotidiana da dimensão ecológica, económica e de desenvolvimento sustentado que uma instituição como o Teatro Nacional de São Carlos não pode deixar de assumir e valorizar", concluiu.

 

Guillaume Masurel, Diretor-geral da Nissan em Portugal, afirmou: "Estamos muito entusiasmados por sermos parceiros oficiais do Teatro Nacional de São Carlos, esta é uma fantástica oportunidade para mostrar a um público muito vasto e interessado o verdadeiro potencial da nossa tecnologia de emissões zero. O TNSC é uma instituição centenária, mas que no seu trabalho em prol da cultura tem tudo a ver com inovação, entusiasmo e criatividade, valores que estão no centro de tudo aquilo que a Nissan faz”.

 

E continuou: “Empresas e instituições por todo o Mundo estão a dar grandes passos para a redução dos seus impactos no ambiente e é ótimo ver uma das mais prestigiadas instituições da cultura em Portugal abraçar a tecnologia de emissões zero. No âmbito da Mobilidade Inteligente da Nissan, estamos a trabalhar para um futuro sustentável e acreditamos que os veículos de emissões zero, tais como o LEAF e a e-NV200, são vitais para enfrentar a poluição atmosférica e sonora, um problema que afeta muitas cidades europeias, entre as quais Lisboa”.

 

Na Europa, a poluição sonora, principalmente nas vilas e cidades, é um problema crescente e está associado a problemas de saúde. De acordo com a Agência Ambiental Europeia (AAE), mais de 125 milhões de pessoas em toda a Europa estão atualmente expostos a níveis de ruído iguais ou superiores a 55dB.

 

O ruído de funcionamento do grupo motopropulsor de um Nissan LEAF é de apenas 21dB – menos do que uma ventoinha de teto (26dB) e bem abaixo do alvo de ruído noturno indicado pela Organização Mundial de Saúde para a Europa (40dB). A baixa velocidade, em modo de condução citadina, os veículos elétricos da Nissan são quase 50 por cento mais silenciosos em comparação com os veículos tradicionais a gasolina e gasóleo.

 

A Nissan desempenha um papel pioneiro na colocação da tecnologia de emissões zero no mercado global. Em 2010, a introdução do Nissan LEAF – o primeiro veículo puramente elétrico lançado globalmente e comercializado em massa – revolucionou o mundo motorizado. Continua a ser o veículo elétrico mais vendido no Mundo. Em 2014, a Nissan introduziu um veículo comercial 100 por cento elétrico, a Nissan e-NV200. Existem atualmente mais de 290 mil veículos elétricos da Nissan na estrada, a nível global.

 

Para obter mais informações acerca dos produtos, serviços e empenho da marca Nissan para uma mobilidade sustentável e inteligente, visite http://www.nissan.pt/experience-nissan.html

 

####

 

 

 

Para mais informações

 

António Pereira Joaquim                                                         Raquel Maló almeida               

Diretor de Comunicação                                                         Diretora de Promoção e Media

Nissan Iberia SA – Portugal                                                    Teatro Nacional de São Carlos

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                         raquel.almeida@opart.pt

+351 962 062 633                                                                   + 351 96 184 2231

www.newsroom.nissan-europe.com/pt                               www.saocarlos.pt

 

 

Sobre o Teatro Nacional de São Carlos

O Teatro Nacional de São Carlos foi inaugurado em 30 de junho de 1793 mantendo-se, atualmente, como o único Teatro Nacional vocacionado para a produção e apresentação de ópera e de música coral e sinfónica.

Sedeado num edifício de características neoclássicas e de inspiração setecentista e italiana, classificado como Monumento Nacional em 1928, reúne dois agrupamentos artísticos residentes: o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, criado em 1943, intérprete do grande repertório operístico e coral-sinfónico e única estrutura coral profissional em Portugal; e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, cuja origem remonta a 1993, e que interpreta as grandes obras sinfónicas, mas também música de câmara e acompanhamento de bailados, entre outros.

Para além das temporadas regulares do Teatro, destaca-se a coorganização - juntamente com a Companhia Nacional de Bailado - do Festival ao Largo, iniciativa realizada em julho e que se traduz na oferta ao público de espetáculos de grande qualidade de ópera, música sinfónica, coral-sinfónica e dança, de acesso livre, no Largo de São Carlos, que convidam à celebração festiva da música e das artes performativas.

O extraordinário valor e a beleza arquitetónica do edifício, bem como a excecional qualidade musical que tem caracterizado os seus longos anos de vida, tornam o Teatro Nacional de São Carlos uma instituição incontornável da cena artística e cultural portuguesa.

 

Emitido pela Nissan