Yokohama – A Nissan e.Dams regressa este fim-de-semana à Cidade do México para a 3.ª ronda do Campeonato do Mundo de Fórmula E da ABB FIA 2021/22, onde a equipa se colocou no pódio nas duas últimas visitas.

O campeonato mundial totalmente elétrico tem encontro marcado pela sexta vez com a Cidade do México e nesta 8ª época as equipas regressam ao impressionante Autódromo Hermanos Rodríguez para serem recebidas uma vez mais por fãs verdadeiramente apaixonados de desportos motorizados.

Na última vez que a equipa visitou este circuito, o piloto da Nissan e.Dams Sébastien Buemi, lutou arduamente para ocupar o terceiro lugar, numa prova emocionante.

Único no seu estilo, o circuito percorre a famosa zona Foro Sol ou 'stadium' que, em dias de prova, é um mar vibrante de fãs, cor e entusiasmo. Na 7ª temporada, devido às restrições da COVID-19, a prova teve lugar no Autódromo Miguel E. Abed, fora da cidade de Puebla.

Com a sua abundância de curvas, o circuito Autódromo Hermanos Rodríguez vai exigir que os pilotos acelerem a fundo muitas vezes, tornando a gestão energética um ponto chave. Nas secções rápidas, Buemi e o seu novo companheiro de equipa Maximilian Günther terão de utilizar a potência extra dos seus Nissan Formula E Gen2 - aumentada esta temporada em 20kW para 220kW em modo normal e em 15kW para 250kW em Modo de Ataque.

«É ótimo estar de volta à Cidade do México no deslumbrante Autódromo Hermanos Rodríguez, onde tivemos sucesso na 6ª temporada», disse Tommaso Volpe, diretor-geral da Nissan Formula E. «A pista oferece desafios técnicos e uma atmosfera brilhante, com uma combinação de secções tortuosas e curvas de alta velocidade onde o equilíbrio do automóvel é fundamental. Como equipa, precisamos de encontrar o melhor compromisso entre a velocidade e o consumo de energia».

«Esta é uma pista muito exigente que os pilotos adoram e onde os adeptos, especialmente os que assistem na secção do estádio, são geralmente recompensados com algumas manobras de ultrapassagem emocionantes. Todos devem desfrutar da prova e a equipa vai lutar arduamente para replicar os resultados alcançados aqui anteriormente. Queremos dar um bom espetáculo aos muitos fãs da Nissan no México. Neste mercado comercializamos o nosso Nissan LEAF totalmente elétrico desde 2014 e esta prova é a forma perfeita de demonstrar o quão entusiasmantes podem ser os automóveis totalmente elétricos».

Os co-diretores da Nissan e.Dams, Grégory e Olivier Driot, também comentaram: «A Nissan e.dams está de volta à Cidade do México e, para qualquer equipa de competição, o México esteve sempre ligado a questões térmicas. Devido à elevada altitude da pista, a densidade do ar é mais baixa do que em todos os outros circuitos, reduzindo a eficiência do arrefecimento dos principais componentes, como o motor e os travões. No entanto, é nestas condições que um automóvel de Fórmula E demonstra as suas reais vantagens sobre os movidos por motores de combustão. Graças ao seu motor elétrico altamente eficiente, o calor é reduzido ao mínimo e o arrefecimento torna-se muito menos um problema. O mesmo para os travões, já que um automóvel de Fórmula E desacelera principalmente com o motor elétrico, regenerando energia na bateria em vez de dissipar calor nos discos de travão. Por isso, o desafio do arrefecimento é reduzido à monitorização da temperatura da bateria».

A equipa continua nesta temporarda a ligar a sua presença na Fórmula E aos VEs de estrada da Nissan. Buemi vai correr mais uma vez no seu Nissan Ariya #23, assim designado em homenagem ao novo crossover elétrico do construtor japonês. Günther está a correr no Nissan LEAF #22, que sublinha o pioneirismo do conhecido VE da marca, lançado em 2010.

A Nissan é também pioneira na mobilidade elétrica no México. O Nissan LEAF foi introduzido neste mercado em 2014, tornando-se o primeiro automóvel totalmente elétrico a ser comercializado no país. Recentemente, no âmbito das comemorações do 60º aniversário da marca no país, a Nissan anunciou a chegada da revolucionária tecnologia e-POWER, que oferece uma combinação perfeita de condução elétrica completa, aceleração poderosa, resposta instantânea e impulso emocionante.

A Nissan compete neste campeonato mundial totalmente elétrico para trazer o entusiasmo e a diversão dos automóveis elétricos de emissões zero a um público global. Como parte do seu objetivo de alcançar a neutralidade carbónica em todas as suas operações e no ciclo de vida dos seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os seus novos automóveis nos principais mercados até ao início dos anos 2030. O construtor automóvel japonês pretende beneficiar da sua experiência na transferência de conhecimento e tecnologia entre a pista de competição e a estrada, para melhorar os automóveis elétricos dos seus clientes.

CITAÇÕES DOS PILOTOS

Sébastien Buemi

«Esta pista na Cidade do México deu-nos grandes alegrias no passado. Na 6ª temporada terminei no pódio e na 5ª temporada tivemos também um alto ritmo de prova. Temos sido competitivos aqui no México e eu estou realmente ansioso para competir novamente nesta pista emocionante. As primeiras rondas duplas em Diriyah não foram muito boas para nós em termos de resultados, mas alcançámos ganhos de desempenho durante o fim-de-semana. Espero que o que aprendemos com as Rondas 1 e 2 se traduzam em bons progressos aqui no México».

Maximilian Günther

«Trabalhei muito no nosso simulador e também estou ansioso por voltar a correr no México neste circuito incrível. É totalmente diferente de Diriyah; não é um circuito de rua e não nos esqueçamos da área do estádio – é uma loucura! As sensações quando passas por lá, com a multidão e a atmosfera, dão-nos a todos nós condutores um verdadeiro estímulo. A nossa motivação está em alta para ter um bom desempenho e um resultado. Trabalhámos bem juntos, nas minhas duas primeiras provas com a equipa em Diriyah. Não fiquei nos pontos, mas sinto que fizemos bons progressos em muitas áreas e queremos mostrar um bom desempenho no México».

Como seguir a prova na TV
https://www.fiaformulae.com/en/watch/ways-to-watch

#FANBOOST
Os fãs da Nissan e.dams podem ajudar os seus pilotos a aceder a um aumento extra de energia durante cada prova, visitando www.nismo.com e votando. A votação abre três dias antes da prova e fecha 6 minutos antes da partida. Apenas os cinco melhores pilotos do Fanboost Leaderboard podem ganhar o aumento de energia extra, por isso cada voto é importante para ajudar os pilotos da Nissan e.Dams a ganhar o Fanboost.

 

# # #

Sobre a Nissan em Portugal
Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.pt e www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável da Nissan, visite nissan-global.com. Pode também seguir-nos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

 

Para mais informações

António Pereira Joaquim  
Diretor de Comunicação   
Nissan Iberia SA – Portugal          
pereira-joaquim.antonio@nissan.pt
+351 962 062 633
www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Emitido pela Nissan