A Nissan Formula E Team está pronta para a ronda inaugural do Campeonato do Mundo de Fórmula E ABB FIA 2023/24 este fim de semana, o E-Prix da Cidade do México. A equipa vai colocar em campo uma formação composta por Sacha Fenestraz, que entra na sua segunda época com a equipa, e Oliver Rowland, com o britânico a regressar à equipa japonesa após uma passagem anterior entre as 5.ª e 7.ª temporadas.

Tendo estreado na 2.ª temporada, o E-Prix da Cidade do México é um evento já recorrente no calendário da Fórmula E, sendo realizado todos os anos desde sua criação, com exceção de 2021. A 2.250 metros acima do nível do mar, a pista apresenta um desafio único tanto para o carro quanto para o piloto. A menor densidade do ar levará a uma redução de 25% no arrasto e na força descendente em comparação com o nível do mar, tornando-a uma das pistas mais rápidas da série. Os pilotos terão de lidar com baixos níveis de aderência e oxigénio enquanto percorrem o circuito, que inclui a secção técnica no lendário Foro Sol Stadium, que conduz à curva Peraltada de alta velocidade.

O evento marca o início da 10.ª temporada da Fórmula E, e, desde que a Nissan se juntou à grelha em 2018, a equipa estabeleceu-se rapidamente como a favorita do público no México. Isto foi destacado num recente estudo de marca realizado pelo campeonato, onde a Equipa Nissan Formula E Team foi classificada como a equipa número um pelos apaixonados fãs mexicanos*.

A Nissan tem uma história rica no México, onde opera há mais de 60 anos. Desde que estabeleceu no país a sua primeira fábrica fora do Japão, em 1966, a Nissan produziu 14 milhões de veículos e 15 milhões de motores, tanto para o mercado local como para o estrangeiro. O E-Prix da Cidade do México é mais uma oportunidade para aprofundar a importante ligação da Nissan com a nação.

Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe de equipa da Nissan Formula E Team: "Estou satisfeito com o caminho que fizemos até ao início da 10.ª temporada, temos trabalhado arduamente na época baixa, trazendo novas funcionalidades e atualizações para o carro, de modo a resolver as nossas principais fraquezas do ano passado. Estamos a pensar no México, uma pista que, historicamente, se adapta bem ao nosso carro, por isso queremos ter um bom desempenho. Se conseguirmos assegurar que aperfeiçoamos a nossa gestão de corrida e extrair o máximo de ritmo possível do Nissan e-4ORCE 04, ao mesmo tempo de que aproveitamos a nossa experiência e os pontos positivos da nossa última corrida aqui, acredito que podemos começar a época com um bom resultado."

Sacha Fenestraz, piloto da Nissan Formula E Team: "Estou entusiasmado por começar a minha segunda época com a Nissan Formula E Team. Os fãs mexicanos criam sempre uma atmosfera especial, por isso estou ansioso pela ocasião de correr aqui. Estou confiante de que podemos começar a época com um forte resultado, uma vez que tivemos uma qualificação encorajadora aqui no ano passado, chegando aos duelos, e as lições que aprendemos como equipa sobre a gestão de energia durante a 9.ª temporada e a pausa devem permitir-nos maximizar o nosso desempenho na corrida."

Oliver Rowland, piloto da Nissan Formula E Team: "Estou ansioso pela minha primeira corrida de regresso com a equipa, preparámo-nos bem e estamos a antecipar um início de época agradável. Tenho muita experiência nesta pista, por isso sinto que se conseguirmos colocar o carro numa boa posição nos treinos livres, podemos ter um bom desempenho na qualificação. Em termos de corrida, teremos de ter cuidado com a gestão da energia, uma vez que é particularmente difícil neste circuito. Vou entrar no fim de semana sem grandes expectativas. O meu objetivo é construir uma base sólida para o resto da época e, espero, marcar alguns bons pontos."

A 10.ª temporada mantêm a parceria da Nissan Formula E Team com a Shell, estabelecida na 5.ª temporada. A parceria reafirma o compromisso da Nissan e da Shell com soluções de mobilidade sustentáveis e de alto desempenho, e verá a utilização contínua da tecnologia de fluidos Shell EV-Plus, destinada a melhorar a fiabilidade, eficiência e desempenho dos sistemas de transmissão eletrificados. Estes fluidos térmicos e de transmissão personalizados foram desenvolvidos tendo em mente o grupo propulsor Gen3 e ajudam a equipa a extrair o máximo desempenho possível em pista. A parceria da Shell com a Nissan tem também como objetivo realçar a sua crescente marca Shell Recharge e a aspiração de fornecer soluções de carregamento de veículos elétricos rápidas, fiáveis e convenientes aos clientes em todo o mundo.

A Coral também se junta à equipa de Fórmula E da Nissan nesta temporada como parceira. A Coral ajudará a equipa a compensar as suas emissões de carbono utilizando a sua plataforma transparente e eficiente, enquanto utiliza o alcance de uma equipa de corrida de alto nível para promover a sensibilização para os créditos de carbono e a importância da neutralidade de carbono.

Em 2024, o Mundial de Fórmula E visitará um novo local em Tóquio. Esta será a primeira corrida em casa da Nissan Formula E Team na série. Com a pista a apenas 24 quilómetros da sede do fabricante, o evento será especialmente importante para a Nissan como o único fabricante japonês na grelha. Noutros pontos do calendário, a Fórmula E regressa à China pela primeira vez desde a 5ª temporada e troca Roma pelo Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, na costa do Adriático. Para ver o calendário completo do ABB FIA Formula E World Championship 2024, clique aqui.

*Inquérito realizado pela Organização da Fórmula E (estudo Formula E Pulse Brand Tracker, Wave 4, 2023)

Mais informações

https://global.nissannews.com/en/releases/nissan-formula-e-press-kit

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan fez a sua estreia em corridas totalmente elétricas na 5.ª Temporada (2018/19) do Campeonato Mundial de Fórmula E, tornando-se a primeira e única fabricante japonesa a entrar na série.

Na 7.ª temporada (2020/21), a Nissan anunciou o seu envolvimento a longo prazo na Fórmula E bem como o seu compromisso com a era Gen3, que decorrerá da 9.ª temporada (2022/23) até ao final da 12.ª temporada (2025/26) da série de corridas totalmente elétrica.

Em abril de 2022, a Nissan adquiriu a equipa de corrida e.dams, com o fabricante de automóveis japonês a assumir a propriedade total do seu envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que iria fornecer a sua tecnologia de grupo motopropulsor Nissan EV à McLaren Racing durante toda a era da Fórmula E Gen3.

Para a 10.ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E, os pilotos da Nissan Fórmula E serão Oliver Rowland e Sacha Fenestraz.

A Nissan participa na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissões zero a um público global. Como parte do seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono em todas as suas operações e no ciclo de vida dos seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os veículos novos oferecidos até ao início da década de 2030 nos principais mercados. O fabricante de automóveis japonês pretende trazer a sua experiência na transferência de conhecimento e tecnologia entre a pista de corridas e a estrada para melhores veículos elétricos para os clientes.

Sobre a Fórmula E
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E tornou-se o primeiro desporto global a ser certificado com uma pegada de carbono líquida zero desde o início em 2020, tendo investido em projetos certificados de proteção do clima em todos os mercados de corrida para compensar as emissões de cada temporada de corridas elétricas.

Todos os carros do campeonato são movidos a eletricidade, funcionando a série como uma plataforma competitiva para testar e desenvolver a mais recente tecnologia elétrica.

Os maiores construtores do mundo competem entre si em circuitos citadinos e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros das cidades, numa tentativa de combater a poluição atmosférica e atenuar os efeitos das alterações climáticas.

Emitido pela Nissan