NISSAN GT-R NISMO GANHA AS SUAS ASAS NO "RING"

 

 

Num palco, sob luzes intensas e antes dos flashes das câmaras, o novo Nissan GT-R Nismo aguarda calmamente a abertura das portas do Salão Internacional do Automóvel de Tóquio. Mas foi na tarde húmida de uma segunda-feira de Setembro que este automóvel começou a deixar a sua marca na desafiadora pista do mais famoso circuito do mundo - Nürburgring.

 

A 30 de Setembro, quatro pilotos experientes revezaram-se ao comando do Nissan GT-R Nismo equipado com opções de pista, para duas voltas cada um no Nordschleife (North Loop). O objectivo: estabelecer o recorde de Nürburgring para a volta mais rápida registada por um automóvel de produção em volume.

 

Às 16:48, 12 minutos antes do Nordschleife fechar e cinco minutos antes de a chuva começou a cair, o último dos quatro pilotos, na sua última volta do dia gravou o tempo recorde de 7:08.679!

 

Porquê o «Ring»?

De certa forma, esta volta épica foi o culminar de 24 anos de testes do GT-R no «Ring», desde que em 1989 um Skyline R32 GT-R fez o primeiro arranque na exigente pista. Desde então, todos os automóveis Nissan que ostentam o lendário logótipo GT-R têm sido testados na pista antes de serem louvados pela crítica no mercado global.

 

Quando o novo Nissan GT-R Nismo foi concebido para ser o expoente máximo da família Nismo, a equipa não hesitou em concordar que o automóvel teria que primeiro justificar os seus pergaminhos e conquistar por direito próprio o seu lugar no topo da gama antes que o mundo conhecesse o seu aspecto final num ambiente de salão.

 

Assim e enquanto duas unidades estavam a ser preparadas para uma estreia em simultâneo, exactamente no mesmo dia, em palcos de dois continentes - nos salões internacionais do automóvel de Tóquio e de Los Angeles - os engenheiros da Nismo construíram uma outra unidade para enfrentar a pista de Nürburgring.

 

«Um bom tempo de volta do Ring faz parte da credibilidade de um automóvel de alto desempenho», diz Andy Palmer, Vice-presidente executivo de Planeamento de Produto e Estratégia de Marca da Nissan. «A maioria dos automóveis que percorre uma volta em sete minutos e pouco são construídos à mão, são super-automóveis muito caros. Nós criámos algo que faz melhor do que quase todos esses automóveis e considero que isso é um grande feito. Ninguém está nem perto da Nissan quando se analisa a relação de valor e custo. E isso é o que a marca representa: inovação e emoção, para todos».

 

Aquelas iniciais no Nissan GT-R, diz Palmer, são especiais. «Eles significam Gran Turismo Racing. O 'GT' tem tudo a ver com quatro lugares e longas distâncias percorridas com rapidez e em total conforto. 'R' é o símbolo da raça de competição e da credibilidade de ser capaz de rodar mais rápido num circuito. Os quatro bancos são muito importante para nós - trata-se de um quatro lugares e um super-automóvel muito rápido. E isso é uma combinação rara!»

 

A Nismo - especialistas do desporto automóvel da Nissan - têm décadas de experiência de pista, especialmente nas corridas de Super GT e em eventos como as 24 Horas de Le Mans.

 

O objectivo da Nissan, diz Palmer: «Combinem-se os dois e o resultado é o Nissan GT-R de produção mais rápido de sempre a conquistar o Nürburgring». O tempo recorde foi estabelecido após meses de testes e ajustes, que começou no Nürburgring no início do verão e continuaram repetidamente até ao último dia de Setembro.

 

O elenco, a equipa de pilotos

A Nissan trouxe quatro pilotos muito talentosos para afinar o GT-R, cada um com claras hipóteses de alcançar a volta mais rápida. Entre eles estava o terceiro piloto da Infiniti Red Bull Sébastien Buemi, o embaixador global da marca Nismo e piloto Michael Krumm, o especialista alemão das competições de Turismos - e veterano do ‘Ring' - Armin Hahne e um piloto japonês, Tetsuya Tanaka, ele próprio com uma larga experiência no ‘Ring'.

 

Preparativos para a corrida

A equipa chegou à pista e encontrou as condições ideais à medida que estava a preparar o automóvel.

 

«O tempo estava perfeito», diz Krumm. «Frio. Sem chuva. Não muito ventoso. Tivémos a tarde para tentar um registo. O automóvel estava pronto para a e começámos a rodar com o Nissan GT-R Nismo com as afinações de pista».

 

Outros se sentaram ao volante naquele dia para umas voltas de preparação incluído Palmer, o campeão executivo da Nismo e o mais experiente piloto de testes em Nürburgring da Nissan, Hiroyoshi Kato, com 57 anos. Kato admite que fez «mais de 5.000 voltas no 'Ring' e que nunca se sentiu aborrecido». Ele testou pela primeira vez na pista em 1988. E conduziu aqui todas as sucessivas gerações do GT-R, começando com o Skyline R32, lançado em 1989.

 

Kato-san estava presente como parte da equipa. Os seus conhecimentos técnicos e de condução foram cruciais para os engenheiros de desenvolvimento, à medida que aperfeiçoavam o Nissan GT-R Nismo no 'Ring' durante o verão e início do outono.

 

Ele também tinha uma tarefa incomum. A ele cabe normalmente o papel de primeiro piloto a dar a volta à pista. «É por razões de segurança», diz a sorrir. «O Nürburgring é muito longo e desenrola-se a diferentes altitudes, pelo que as condições de aderência do piso podem ser bastante diferentes de um ponto para outro. Por isso cabe-me informar a equipa sobre o estado do circuito para evitar qualquer má surpresa».

 

Um esforço de equipa

Cada piloto completava duas voltas. Revezavam-se ao volante, cada um com uma estratégia desenvolvida a partir do que iam aprendendo com o piloto anterior. Foi um esforço de equipa.

 

Sébastien Buemi foi o primeiro. «Fiz 7:12 na minha primeira volta», diz ele. «Parei para tirar um pouco de combustível para reduzir o peso. Estava a caminho de fazer uma volta abaixo de 7:10 - era uma rápida - mas na recta do fundo começou a ficar sem combustível. Regressei ao paddock, mas a volta ficou arruinado. Quero dar os parabéns ao Michael Krumm por ter conseguido alcançar o recorde que tínhamos como objectivo».

 

Michael Krumm foi o último em pista. A sua primeira volta foi de 7:10.

 

E na volta seguinte, Krumm cruzou a linha de chegada em 7:08.679, registando o recorde de o tempo mais rápido de sempre para GT-R de produção em Nürburgring.

 

Krumm dá os créditos ao Nissan GT-R Nismo* em maneabilidade com sendo a sua grande vantagem, quer nas pistas de competição, quer na estrada. «Para um automóvel ser divertido é necessário que tenha um bom equilíbrio entre potência e aderência em curva», diz. «O Nissan GT-R Nismo* consegue ser muito rápido a aproveitar toda a sua potência, porque o seu equilíbrio é excelente. E esse equilíbrio é um factor muito importante no prazer de condução».

 

No final, o registo de Krumm no Nissan GT-R Nismo* no Nürburgring foi 10 segundos mais rápido que a anterior melhor marca do Nissan GT-R, 07:18 registados em Outubro de 2012.

 

*Nissan GT-R Nismo com opção de afinições de pista

 

 

###

 

Sobre a Nismo

  • A Nismo, uma forma abreviada de "Nissan Motorsports", é a marca de alto desempenho da Nissan e é um dos garantes da "inovação que entusiasma" da companhia.
  • A Nismo oferece produtos com tecnologia inovadora e de alto desempenho para uso diário por uma ampla faixa de clientes Nissan. Os produtos Nismo proporcionam uma experiência de condução emocionante com inspiração, aerodinâmica e estilo vindos do mundo da competição automóvel, permitindo um comportamento irrepreensível e uma agilidade incomparável.
  • No mundo da competição automóvel, a Nismo está presente nas fórmulas mais exigentes de GT - como as Super GT Series do Japão e o Campeonato Mundial de Resistência (WEC) - e fornece motores para equipas que competem nas 24 Horas de Le Mans e na European Le Mans Series (ELMS). O Nissan GT-R ganhou o campeonato Super GT em 2011 e 2012.

 

Sobre a Nissan

Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automóvel japonesa, encontra-se sedeada em Yokohama, Japão e é parte integrante da Aliança Renault-Nissan. A operar com mais de 267.000 funcionários a nível global, a Nissan forneceu aos seus clientes mais de 4,9 milhões de veículos e gerou receitas superiores a 9,6 biliões de ienes (90 mil milhões de euros) no seu ano fiscal de 2012. Com um forte compromisso para com o desenvolvimento de produtos inovadores e entusiasmantes para todos, a Nissan disponibiliza uma gama abrangente de mais de 60 modelos diferentes sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. Pioneira e líder na mobilidade de emissões zero, a Nissan fez história com a introdução do Nissan LEAF em 2010, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, economicamente acessível e que é neste momento o VE mais vendido de sempre na história do automóvel.

Para obter mais informações acerca dos nossos produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável, visite o nosso website em http://www.nissan-global.com/EN/

 

 

Para mais informações 

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Communication Manager                                                 http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA - Portugal                                             http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                  http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633                                                          http://www.scribd.com/NISSANPORTUGAL

Emitido pela Nissan