• A Fórmula E, o único Campeonato Mundial FIA de monolugares totalmente elétricos do mundo, fornece uma plataforma de desportos motorizados de elite para os principais fabricantes de automóveis acelerarem a inovação dos EV e traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais emblemáticas do mundo.
  • A Nissan tem uma longa e bem-sucedida história nos desportos motorizados e na mobilidade elétrica.
  • Determinada a mostrar a sua tecnologia de ponta de veículos elétricos com emissões zero a um público global, a Nissan fez a sua estreia em corridas totalmente elétricas na Temporada 5 (2018/19) do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.
  • A Nissan é o primeiro e único fabricante japonês a entrar na competição.

Factos eletrizantes sobre a Formula E e a equipa de competição da Nissan, enquanto se prepara para a primeira corrida de Formula E no Japão, a 30 de março: 

1. E-Prix de Tóquio: Corrida inaugural da Fórmula E no Japão

As ruas em redor do centro de exposições Tokyo Big Sight, no dia 30 de março, receberão os carros mais rápidos, mais leves e tecnologicamente mais avançados dos desportos motorizados totalmente elétricos.  O circuito de rua de 2,6 km inclui 18 curvas desafiantes e retas de alta velocidade. Até 20.000 fãs assistirão à ação, tendo como pano de fundo a deslumbrante linha do horizonte de Tóquio.  

2. A corrida: Tudo num dia

As corridas de Fórmula E são conhecidas pelo seu formato rápido. A competição é realizada em circuitos de rua temporários, com treinos, qualificação, e corridas a decorrerem todos no mesmo dia. Devido à pouca margem existente para erros, a proeza tecnológica, a preparação e a habilidade de condução são as chaves para o sucesso. Para além da ação emocionante, os espectadores podem disfrutar de comida, música ao vivo e jogos no festival de fãs.  

3. Nissan: O único fabricante japonês de automóveis na Fórmula E

Determinada a mostrar a sua tecnologia de ponta de veículos elétricos a um público global, a Nissan fez a sua estreia em corridas totalmente elétricas na Temporada 5 (2018/2019) do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA. É o primeiro e único fabricante japonês a entrar na série. Os dados e o conhecimento derivados dos 16 mil milhões de quilómetros pelos clientes LEAF desempenharam um papel fundamental na conceção da tecnologia de corrida. Entretanto, as lições aprendidas na pista de corridas estão a ajudar a moldar a próxima geração de EVs de estrada.  

4. O carro: Formula E Gen3

Os carros de corrida Gen3 da Fórmula E têm tração traseira, mas também têm motor à frente para regeneração. Pelo menos 40% da energia utilizada numa corrida é criada pela travagem regenerativa, o que faz dos Gen3 os carros de corrida mais eficientes do mundo. Geram mais de 40% de potência do que os seus antecessores Gen2 e têm uma potência máxima de 322km/h. São também mais leves e pequenos do que os carros Gen2, permitindo corridas roda-a-roda mais rápidas e ágeis. 

5. A pintura: Abraçar a nossa herança japonesa e muito mais

A pintura em flor de cereja do carro de corrida da Nissan é uma homenagem à herança japonesa da equipa e ao novo e arrojado começo representado pela tecnologia EV. Mas a decisão de voltar a apresentar a flor icónica do Japão na Temporada 10 vai além de uma escolha de design. Simplesmente não poderia haver uma escolha melhor para a primeira corrida da Nissan em casa, na Fórmula E, perante os seus fãs.  

6. Os condutores: Oliver Rowland e Sacha Fenestraz

Sacha Fenestraz, um fã da cultura japonesa, conquistou a pole position e a volta mais rápida de sempre da Fórmula E no E-Prix da Cidade do Cabo, apenas na sua quinta corrida com a equipa. Oliver Rowland juntou-se à equipa como estreante em 2018, o mesmo ano em que a Nissan fez a sua estreia na Fórmula E. Conquistou seis pole positions e seis pódios com a Nissan, incluindo uma vitória em 2020 em Berlim. Os dois pilotos colaboram na estratégia e apoiam-se mutuamente fora da pista, enquanto se levam ao limite nas corridas.

7. Estratégia: A Fórmula E é um jogo de poder

Com décadas de experiência em grupos motopropulsores eletrificados, a Nissan tira partido do seu vasto know-how para melhorar o desempenho dos seus EV de competição. Todos os veículos de Fórmula E Gen3 utilizam uma bateria comum e têm uma potência máxima de 350 kW. O que distingue a Fórmula E de outros desportos motorizados é o papel desempenhado pela gestão estratégica da energia. Cada piloto percorre a pista com uma mistura de estratégia de corrida e decisões em frações de segundo sobre a atribuição de potência, o que acaba por determinar o vencedor.

8. Som: Toda a emoção sem o ruído ensurdecedor

O som futurista dos corredores de Fórmula E é de cerca de 80 decibéis, apenas mais 10 do que o de um automóvel de estrada médio. Este baixo nível de ruído permite que as corridas de Fórmula E se realizem mais perto dos centros das cidades e atraiam um público maior. É um evento que toda a família pode desfrutar. A Fórmula E também está a desempenhar um papel na educação dos condutores sobre o desempenho emocionante dos EV. As pessoas apercebem-se cada vez mais de que os EV não só são práticos, eficientes e ótimos para o ambiente, como também são muito divertidos de conduzir.

9. As mentes são importantes: Programa Brain to Performance

Tal como outros desportos motorizados, a Fórmula E valoriza a tomada de decisão dos pilotos, os tempos de reação rápidos e a resistência ao stress e à fadiga. O programa Brain to Performance da Nissan utiliza imagens e análises cerebrais de última geração para identificar as características anatómicas únicas dos cérebros dos pilotos de corrida profissionais. Através do mapeamento cerebral, é criado um programa de treino personalizado para otimizar o desempenho cerebral dos pilotos.

10. O ambiente: Corrida em direção a um futuro mais sustentável

A Fórmula E é o único Campeonato Mundial FIA de monolugares totalmente elétricos do mundo e o primeiro desporto global a ser certificado com uma pegada de carbono líquida zero. A Nissan e outros participantes estão a proporcionar experiências de condução inovadoras e emocionantes através de um compromisso com soluções de emissões zero e práticas sustentáveis.

A Nissan atreve-se a fazer o que os outros não fazem. A Nissan, primeira empresa de veículos elétricos para o mercado de massas do mundo e o único construtor japonês na Fórmula E, vai entrar na grelha de partida a 30 de março, na corrida inaugural da Fórmula E no Japão, convidando toda a gente a fazer parte desta emocionante mistura de ação a alta velocidade e tecnologia pioneira que defende a causa do transporte sustentável

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E:

A Nissan fez a sua estreia em corridas totalmente elétricas na 5.ª Temporada (2018/19) do Campeonato Mundial de Fórmula E, tornando-se a primeira e única fabricante japonesa a entrar na série.

Na 7.ª temporada (2020/21), a Nissan anunciou o seu envolvimento a longo prazo na Fórmula E bem como o seu compromisso com a era Gen3, que decorrerá da 9.ª temporada (2022/23) até ao final da 12.ª temporada (2025/26) da série de corridas totalmente elétrica.

Em abril de 2022, a Nissan adquiriu a equipa de corrida e.dams, com o fabricante de automóveis japonês a assumir a propriedade total do seu envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que iria fornecer a sua tecnologia de grupo motopropulsor Nissan EV à McLaren Racing durante toda a era da Fórmula E Gen3.

Para a 10.ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E, os pilotos da Nissan Fórmula E serão Oliver Rowland e Sacha Fenestraz.

A Nissan participa na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissões zero a um público global. Como parte do seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono em todas as suas operações e no ciclo de vida dos seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os veículos novos oferecidos até ao início da década de 2030 nos principais mercados. O fabricante de automóveis japonês pretende trazer a sua experiência na transferência de conhecimento e tecnologia entre a pista de corridas e a estrada para melhores veículos elétricos para os clientes.

Sobre a Fórmula E

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E tornou-se o primeiro desporto global a ser certificado com uma pegada de carbono líquida zero desde o início em 2020, tendo investido em projetos certificados de proteção do clima em todos os mercados de corrida para compensar as emissões de cada temporada de corridas elétricas.

Todos os carros do campeonato são movidos a eletricidade, funcionando a série como uma plataforma competitiva para testar e desenvolver a mais recente tecnologia elétrica.

Os maiores construtores do mundo competem entre si em circuitos citadinos e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros das cidades, numa tentativa de combater a poluição atmosférica e atenuar os efeitos das alterações climáticas.

Sobre a Nissan em Portugal

A Nissan tem como objetivo tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, rumo a um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo. 
 
A sustentabilidade está no cerne da visão a longo prazo da Nissan, a Nissan Ambition 2030. A Ambition 2030 apoia o objetivo da Nissan, que é ser neutra em carbono em todo o ciclo de vida dos seus produtos e operações até 2050. A região AMIEO da Nissan, com o EV36Zero no seu centro, está preparada para acelerar a mudança para um futuro eletrificado.  

Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.pt Abre em uma nova aba e www.newsroom.nissan-europe.com/pt Abre em uma nova aba.

Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável da Nissan, visite nissan-global.com Abre em uma nova aba. Pode também seguir-nos no Facebook Abre em uma nova abaInstagram Abre em uma nova abaX Abre em uma nova aba e LinkedIn Abre em uma nova aba e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube Abre em uma nova aba.

Para mais informações

Isilda Amaral
Head of Marketing & Communication Nissan Portugal
isilda.amaral@nissanportugal.pt Abre em uma nova aba
+351 964 830 548

Paulo Passarinho
PR Manager Nissan Portugal Abre em uma nova aba
paulo.passarinho@salvadorcaetano.pt
+351 966 532 862

Emitido pela Nissan