NISSAN PREPARA-SE PARA LANÇAR O GT-R À CONQUISTA DE LE MANS

  • A Nissan prepara-se para enfrentar a Audi, a Porsche e a Toyota no Campeonato Mundial de Endurance da FIA
  • O fabricante japonês acaba de anunciar a sua equipa oficial LM P1 para a grelha de Le Mans de 2015

A Nissan anuncia oficialmente que vai recorrer ao seu superdesportivo GT-R para competir ao mais alto nível no Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2015 com uma equipa de fábrica completa de dois GT-R LM P1. O LM P1 da Nissan chamar-se-á Nissan GT-R LM NISMO, dando continuidade a uma linhagem desportiva que se iniciou há 30 anos. A Nissan irá também lançar o GT-R para competir directamente com a Audi, a Porsche e a Toyota nas 24 Horas de Le Mans de 2015.

 

O anúncio do programa LM P1 da Nissan aconteceu há minutos numa cerimónia junto do novo centro digital global da companhia em Londres e foi feito pelo Vice-presidente Executivo e Director Global de Planeamento da Nissan Motor Co., Andy Palmer, pelo Presidente da NISMO, Shoichi Miyatani e pelo Director Global de Marca, Marketing e Vendas da NISMO, Darren Cox, contando ainda com a presença do Presidente da ACO, Pierre Fillon, responsável pela organização da prova de Le Mans.

 

"A inovação está no coração de tudo o que fazemos", afirmou Palmer. "Não há melhor lugar para demonstrar a inovação do que aqui no novo coração do marketing digital da Europa e, a partir do próximo ano, na pista em Le Mans. Escolhemos este cenário - para fazer uma celebração e não apenas mais uma conferência de imprensa - exactamente por reflectir o facto de que, quando entramos nas corridas o fazemos de uma forma muito diferente".  

 

Sendo inovadora no marketing desportivo, a Nissan adoptou propositadamente uma abordagem não tradicional à F1, com a sua marca de prestígio Infiniti e através da sua associação com a Red Bull Racing. Fora dos desportos motorizados, a Nissan é parceira oficial da Liga dos Campeões da UEFA com um acordo para as próximas quatro épocas. Curiosamente, a final da Liga dos Campões é este fim-de-semana e os adeptos irão contar uma nova abordagem das iniciativas de marketing desportivo da Nissan para o desporto-rei. A Nissan orgulha-se também de ser o Parceiro Automóvel Oficial dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

 

"Aplaudimos a ACO e a FIA pelo trabalho que desenvolveram para ter as regras correctas", continuou Palmer. "A LM P1 não é apenas uma corrida entre marcas, todos os nossos rivais seguiram diferentes abordagens técnicas e nós faremos o mesmo. Queremos vencer de uma forma muito diferente da dos nossos rivais. Não iremos chegar com um veículo que seja apenas mais um híbrido e que se pareça com um Porsche, Audi ou Toyota - a mim parecem-me todos iguais - a nossa intenção é fazer algo que será diferente".

 

A Nissan tem vindo a aumentar consistentemente a sua participação nos desportos motorizados através de programas inovadores, como o Nissan PlayStation GT Academy e a iniciativa da ACO "Garagem 56".

 

"A Nissan está a ligar-se aos desportos motorizados de várias formas, através da sua divisão de alto desempenho, a NISMO", afirmou Cox. "Nos últimos anos adoptámos uma nova abordagem aos desportos motorizados: não correr apenas por correr, mas considerando cuidadosamente as razões para empreendermos cada um dos nossos programas de competição a nível global".

 

O Nissan GT-R NISMO GT3 está presentemente a disputar campeonatos por todo o mundo, nomeadamente na Europa, onde é conduzido pelos Atletas NISMO, os talentosos vencedores da GT Academy. O motor LM P2 da Nissan tem sido nos últimos anos a unidade motopropulsora favorita das equipas que correm na classe P2 e o compromisso da empresa com a iniciativa da ACO "Garagem 56" demonstra a paixão da Nissan por um bom desafio tecnológico. O que a Nissan aprende na pista repercute-se nos automóveis de estrada, para levar a inovação tecnológica a toda a gama de produtos. 

 

"A inovação no marketing é importante para nós e Le Mans é uma plataforma de marketing incrível", continuou Cox. "Somos uma marca forte, apaixonada e inovadora que pretende ter uma presença no palco mundial. A NISMO não é apenas um grande edifício em Yokohama, cheio de talentos de topo nos desportos motorizados. A NISMO representa tudo o que amamos nas corridas. Este ano temos quatro jogadores de consolas como pilotos oficiais da Nissan em Le Mans; e agora que Sir Chris Hoy está a competir connosco e a aprender como as coisas funcionam no campeonato britânico de GT, tudo se conjuga para no futuro levarmos um atleta olímpico a Le Mans".

 

O novo Nissan GT-R LM NISMO vai proporcionar à Nissan a oportunidade de regressar a Le Mans, onde a marca tem alguns assuntos ainda por resolver. 

 

"A concepção e a construção do Nissan GT-R LM NISMO é fruto de um projecto global, mas cujo ADN está bem enraizado no Japão", explicou Miyatani. "A equipa é composta por engenheiros e técnicos do Japão, dos EUA e da Europa. Sabemos que a competição em LM P1 é muito dura e nela estão envolvidos construtores muito sérios, mas estamos absolutamente determinados a tornar os nossos automóveis competitivos e a contrariar fortemente os nossos opositores".

 

"Escolhemos levar o nome do GT-R a Le Mans, uma vez que o GT-R simboliza o expoente máximo do alto desempenho da Nissan. É uma sigla verdadeiramente poderosa; representa um automóvel que emociona os nossos fãs, que os nossos clientes adoram conduzir e adoram possuir. Já há muitos anos que utilizamos o GT-R em desportos motorizados, em Super GT e GT3. Para nós, a LM P1 é o derradeiro teste. Temos assuntos por resolver em Le Mans e agora temos a oportunidade de ambicionar a vitória com o Nissan GT-R LM NISMO".

 

A Nissan é também acessível para pilotos e admiradores de desportos motorizados. Ao longo das próximas seis semanas a NISMO está comprometida com a campanha #eatsleepRACErepeat, uma iniciativa concebida para interagir com os admiradores dos desportos motorizados. A NISMO.TV produz fantásticos filmes dos bastidores e áreas de acesso restrito das provas, transmissões ao vivo e, nas próximas 24 Horas de Le Mans, o canal irá transmitir em directo a partir da Le Mans Village, patrocinada pela NISMO, transportando os espectadores para o centro da acção. 

 

Começa assim agora uma outra "corrida", a de colocar o Nissan GT-R na grelha de LM P1 de Le Mans em 2015. Ao longo do tempo irão sendo anunciados os pilotos do Nissan GT-R LM NISMO, que poderão ou não vir da família Nissan. Serão também reveladas a data em que o novo automóvel se fará à pista pela primeira vez e as especificações técnicas completas, mas as intenções da Nissan são claras.

 

"Ninguém vai a Le Mans a este nível apenas para aparecer", afirmou Palmer. "A indicação dada à equipa é de avançar com algo diferente, avançar com algo que acrescente novas tecnologias transferíveis para os automóveis de estrada, empreender uma abordagem inovadora e emocionante e, obviamente, ganhar!"

 

"Acreditem em mim, acho que este automóvel vai entrar para a história e será um daqueles automóveis que nunca se esquecem, não só porque terá vencido em Le Mans mas também porque deu todo um novo significado à NISMO enquanto ligação entre o sucesso na pista e o sucesso na estrada".

 

Um curioso jogo de números para a Nissan

O programa LM P1 foi anunciado hoje "23" de Maio, o que só por si pode ser um bom presságio. Em japonês, "2" pronuncia-se "ni" e "3" pronuncia-se "san", por isso 23 é o número de sorte da Nissan, aquele que normalmente está nos carros das suas equipas oficiais. Além disso, Maio é o quinto mês do ano e os japoneses escrevem a data de 23 de Maio como "5.23". Como "5" se pronuncia "go" em japonês, "23 de Maio" irá soar em japonês como "Go, Nissan" (Força Nissan)!

 

###

 

Sobre a Nissan Motor Co. Ltd.

A Nissan Motor Co., Ltd., segundo maior construtor automóvel do Japão, tem sede em Yokohama e é parte integrante da Aliança Renault-Nissan. Operando com mais de 244.500 funcionários no mundo, a Nissan vendeu 5,2 milhões de veículos e gerou uma receita de 10,5 biliões de ienes (78,1 mil milhões de euros, 105 mil milhões de dólares) no ano fiscal de 2013. Nissan oferece uma ampla gama de mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. Em 2010 a Nissan lançou o Nissan LEAF e continua a liderar na mobilidade de emissões zero. O Nissan LEAF, o primeiro veículo eléctrico puro lançado a nível mundial e comercializado em massa, é agora o EV mais vendido na história do automóvel, com quase 50% de quota de mercado no segmento de veículos de emissões zero.

 

Para mais informações:

 

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Director de Comunicação                                                http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA - Portugal                                             http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                  http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633

Emitido pela Nissan