A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou hoje o plano para comercializar os seus serviços de mobilidade de condução autónoma*1 desenvolvidos internamente no Japão.

Este é um passo significativo em direção à visão a longo prazo da empresa, Nissan Ambition 2030, para potenciar a mobilidade através da resolução de problemas de serviços de transporte enfrentados pelas comunidades locais no Japão, tais como a escassez de condutores, resultado do envelhecimento da população. Com este serviço, a Nissan irá fornecer uma vasta gama de novos serviços que permitem a livre circulação.

A Nissan tem vindo a testar modelos de negócio para serviços de mobilidade no Japão e no estrangeiro desde 2017. Estas áreas incluem a zona de Minato Mirai, em Yokohama, e a cidade de Namie, na província de Fukushima, onde um serviço de mobilidade tripulado denominado Namie Smart Mobility está em funcionamento desde 2021. Fora do Japão, a Nissan tem vindo a testar a mobilidade de condução autónoma em Londres e noutras áreas com o apoio do governo do Reino Unido.

Equipada com este conhecimento, a Nissan planeia começar a oferecer serviços de mobilidade de condução autónoma a partir do ano fiscal de 2027*2, trabalhando com terceiros, tais como autoridades locais e operadores de transportes. A Nissan iniciará os ensaios na área de Minato Mirai no ano fiscal de 2024 e, eventualmente, aumentará os ensaios no ano fiscal seguinte. Durante os ensaios, o nível de condução autónoma será gradualmente melhorado enquanto se avalia a aceitação do cliente, com o objetivo de fornecer serviços sem condutor.

Segue-se uma cronologia geral:

Ano fiscal de 2024

Testes de condução na zona de Minato Mirai, em Yokohama, com um veículo de condução autónoma baseado no monovolume Serena.

Anos fiscais de 2025 a 2026

Testes de demonstração de serviço na zona de Yokohama, incluindo Minato Mirai, Sakuragi-cho e Kannai, com um total de 20 veículos (com um condutor a bordo).

Ano fiscal de 2027

O objetivo é começar a prestar serviços em três a quatro municípios, incluindo zonas rurais, com dezenas de veículos. Estão em curso conversações com alguns municípios.

Esta iniciativa será promovida em estreita cooperação com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, o Ministério da Terra, Infraestruturas, Transportes e Turismo e outros ministérios centrais. Os ministérios também promoverão iniciativas para a realização de novos serviços de mobilidade autónoma no Comité de Aceleração da Mobilidade de Nível 4 que organizam.

  1. Equivalente SAE Nível 4
  2. Os anos fiscais da Nissan Motor Co., Ltd. decorrem de 1 de abril a 31 de março.

# # #

Sobre a Nissan em Portugal

A Nissan tem como objetivo tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, rumo a um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo. 

A sustentabilidade está no cerne da visão a longo prazo da Nissan, a Nissan Ambition 2030. A Ambition 2030 apoia o objetivo da Nissan, que é ser neutra em carbono em todo o ciclo de vida dos seus produtos e operações até 2050. A região AMIEO da Nissan, com o EV36Zero no seu centro, está preparada para acelerar a mudança para um futuro eletrificado.  

Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.pt e www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável da Nissan, visite nissan-global.com. Pode também seguir-nos no FacebookInstagramX e LinkedIn e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

Para mais informações

Isilda Amaral
Head of Marketing & Communication Nissan Portugal
silda.amaral@nissanportugal.pt

+351 964 830 548 

Paulo Passarinho
PR Manager Nissan Portugal
paulo.passarinho@salvadorcaetano.pt
+351 966 532 862

Emitido pela Nissan