• O novo Qashqai combina as lideranças da Nissan nos crossovers e nos grupos motopropulsores eletrificados;
  • A nova plataforma CMF-C e uma carroçaria significativamente mais rígida, melhoram a segurança, o conforto e o comportamento;
  • Direção reformulada, com uma relação mais rápida, para uma maior agilidade;
  • Dois grupos motopropulsores eletrificados e inovadores;
  • Disponível em toda a rede de concessionários da Nissan em Portugal com um preço recomendado de venda a público a partir de 28.500 euros.

Porto Salvo – Na base do novíssimo Nissan Qashqai estreia-se a nova plataforma CMF-C, que permitiu a planeadores de produto, designers e engenheiros da Nissan criar um automóvel que consegue conciliar as exigências mais atuais dos clientes em termos de design, espaço e dinâmica de condução com a redução da pegada de carbono.

A plataforma CMF-C da Aliança caracteriza-se por uma arquitetura completamente nova, concebida e desenvolvida para assegurar que os automóveis que a vão utilizar são competitivos, oferecendo a experiência de condução e de propriedade que os clientes estão a - e vão - exigir numa fase de grande progresso na indústria automóvel.

Carroçaria mais rígida
Em termos de dinâmica de condução, um dos fatores mais significativos para o desempenho mais apurado do novo Qashqai reside no aumento global da rigidez da nova carroçaria do Qashqai: uma melhoria de 48% em comparação com o modelo anterior.

Com uma carroçaria e uma plataforma mais resistentes a deformações, os engenheiros da Nissan foram capazes de afinar a suspensão com maior precisão, quer ao nível de atuação das molas, quer dos amortecedores, sabendo que estes estão a reagir às mudanças nas superfícies e não a deformações do automóvel. Isto aumenta a precisão, a velocidade de resposta e reduz as vibrações.

Apesar do aumento global da rigidez, a carroçaria é 60 kg mais leve, contribuindo para a eficiência global do novo Qashqai e reduzindo simultaneamente a inércia durante a condução, resultando daqui melhorias que os condutores sentirão seguramente no que toca à agilidade do novo Qashqai.

Existem duas configurações de suspensão traseira. O Qashqai de tração a duas rodas em jantes de 19 polegadas ou inferiores recorre a um eixo de torção que foi melhorado face ao modelo anterior. Passa a dispor de um novo isolador na parte superior da ligação à carroçaria que aumenta a precisão de ligação local e reduz a transmissão de vibrações para o habitáculo. Foi também adicionado um batente melhorado, que ajuda a conceder à suspensão traseira um movimento mais suave e proteção contra choques.

Para maximizar a eficácia dos amortecedores, a sua orientação foi alterada para uma posição mais vertical. Esta configuração reduz o atrito e, portanto, otimiza o desempenho, assegurando uma melhor absorção dos choques e uma condução mais suave, além de proporcionar um melhor controlo de estabilização.

Os clientes que encomendarem o seu Qashqai com jantes de 20 polegadas ou tração integral desfrutarão de um equilíbrio e conforto líderes na classe, decorrente de uma configuração de suspensão traseira multi-link. A superfície de contacto da roda com a estrada permanece otimizada em curva, bem como nas oscilações do automóvel e, mais notoriamente, quando circula em pisos deficientes e irregulares. Os conjuntos de molas e amortecedor proporcionam uma excelente sensação de ligação com a estrada, com uma resposta positiva em curvas graças a uma carroçaria bem controlada, sem comprometer o conforto, enquanto o amortecimento devolve imediatamente o Qashqai a uma postura estável após oscilações.

Em ambas as configurações de suspensão, o isolamento do ruído e vibrações da estrada continua a ser um dos melhores atributos do Qashqai, com um refinamento comparável ao dos automóveis de segmentos superiores.

Configuração da direção reformulada
Os condutores do modelo anterior do Qashqai notarão também imediatamente as mudanças positivas na direção, onde a sensibilidade em torno da posição central é mais positiva e definida. É o resultado da deslocação do motor de assistência da direção para uma posição adjacente à cremalheira de direção. Isto permite reduzir a sensação de fricção através do volante, proporcionando um aumento mais natural do esforço da direção à medida que se roda o volante.

A relação de desmultiplicação da direção reduziu de 19,1:1 para 14,7:1, resultando numa resposta em curva mais rápida. Em combinação com a estrutura mais rígida do Qashqai, é evidente imediatamente uma melhoria na agilidade, aumentando a sensação de condução divertida. O círculo de viragem permanece inalterado em comparação com o modelo anterior, com 11,5 m.

Outra vantagem da plataforma CMF-C é o facto de ter permitido a colocação de jantes de 20 polegadas sem afetar o ângulo de viragem das rodas dianteiras e sem comprometer a entrada e saída dos ocupantes através das portas traseiras.

Dois grupos propulsores eletrificados inovadores
A tração do novo Qashqai vai ser fornecida a partir de duas opções diferentes de motorização: um 1.3 litros a gasolina mild-hybrid, disponível com duas potências, e, mais tarde, a inovadora motorização Nissan e-Power.

O sistema mild-hybrid AliS (Advanced Lithium-ion battery System – Sistema avançado de bateria de iões de lítio) de 12V que se estreia no novo Qashqai é uma tecnologia híbrida acessível, que proporciona assistência ao binário, paragem do motor alargada e com reinício rápido e circulação até parar nas versões com caixa Xtronic, tudo traduzido em melhorias na economia de combustível e emissões de CO2 (-4 g/km). O sistema mild-hybrid AliS adiciona apenas 22kg ao peso total do veículo.

Ao desacelerar, a energia é recuperada através da regeneração e armazenada na bateria de iões de lítio. Esta energia é, posteriormente, utilizada durante os períodos de para/arranca, trajetos em desaceleração nas versões Xtronic e para assistência ao binário.

Ao circular em desaceleração até parar, a velocidades inferiores a 18 km/h, com o travão acionado, o motor irá desligar-se e a energia armazenada é utilizada para alimentar o equipamento elétrico do Qashqai, resultando numa paragem mais prolongada do motor e diminuindo assim o consumo de combustível.

Uma caixa de seis velocidades manual é uma das opções para o novo Qashqai. Possui uma ação positiva, com relações claramente definidas, afinadas para oferecer uma boa resposta de aceleração nas engrenagens intermédias e relações mais altas otimizadas para uma condução silenciosa e eficiente.

A nova geração da caixa de velocidades automática Xtronic foi concebida para oferecer o melhor dos dois mundos na condução diária. Em trânsito citadino, com aberturas parciais do acelerador, a aceleração é contínua, enquanto e a velocidade do motor permanece constante. Quando é necessária uma aceleração imediata, a caixa de velocidades encontra instantaneamente a relação ideal e reage de forma gradual, traduzindo uma maior ligação entre a posição do acelerador e aceleração efetiva.

O sistema de tração integral foi melhorado, com um novo acoplamento direto que transmite potência às rodas traseiras cinco vezes mais depressa do que a geração anterior, quando deteta a patinagem das rodas dianteiras. E há mais interação do condutor graças à adição de um novo seletor de modo de condução na consola central que permite escolher a definição de tração integral de acordo com as condições de circulação, com os modos Standard, Eco, Desportivo, Neve e Fora de Estrada.

Mais tarde, o Qashqai receberá o inovador grupo motopropulsor e-POWER, que junta as conhecidas vantagens de um automóvel elétrico, tais como aceleração linear e sem esforço e desempenho refinado, à vantagem de libertar o condutor da preocupação com o recarregamento. De facto, a bateria é carregada graças a um motor de 1.5 litros com três cilindros, turbo-comprimido e de compressão variável, que funciona silenciosamente em segundo plano sempre que é necessário carregar a bateria.

Para acomodar esta instalação única, a plataforma CMF-C foi concebida desde o início para alojar o conjunto de baterias no centro do piso, mas sem comprometer o espaço do habitáculo ou da bagageira.

«Quando começámos a definir as necessidades e prioridades para a próxima geração de clientes do Qashqai, tornou-se claro que enfrentávamos enormes desafios de engenharia. Sabíamos que o Qashqai tinha de ser eletrificado, por isso optámos por desenvolver duas opções inovadoras em termos de grupo motopropulsor, que combinam eficiência e um desempenho entusiasmante», explicou David Moss, vice-presidente sénior de Investigação e Desenvolvimento Regional no Centro Técnico da Nissan Europa.

«Também colocámos a nós próprios um enorme desafio: como reduzir o peso da carroçaria para melhorar a eficiência do novo Qashqai, mas também melhorar a rigidez a fim de apurar a resposta dinâmica, elevando ao mesmo tempo o refinamento? Graças à nova plataforma CMF-C, fomos capazes de alcançar esses objetivos desafiantes».

Acrescentou ainda: «E a combinação dos avançados e eficientes grupos motopropulsores eletrificados com uma plataforma feita à medida resultou numa experiência de condução que irá novamente estabelecer o padrão no segmento, e de que, estamos convictos, os nossos clientes irão gostar realmente».

O novo Nissan Qashqai está disponível em toda a rede de concessionários da Nissan em Portugal com um preço recomendado de venda a público a partir de 28.500 euros, incluindo as campanhas em vigor.

Especificações principais:

1.3 litros a gasolina mild-hybrid

Manual 6 veloc.

Manual 6 veloc.

Xtronic

2WD

2WD

2WD/4WD

Potência

CV (kW)

140 (103)

158 (116)

Binário

Nm

240

260

270

Emissões

g/km

145

145

144

Tração

À frente

À frente

À frente /Total

Comprimento total (*)

mm

4.425 (+35)

Altura total

mm

1.625 (+0)

Largura total

mm

1.835 (+29)

Distância entre eixos

mm

2.665 (+19)

Coef. resistência aerodinâmica

Cx

0,316

* alteração nas dimensões em relação à atual geração do Qashqai

Emissões e consumo combinado (**):

1.3 litros a gasolina mild-hybrid

140cv

158cv

158cv

2WD

2WD

2WD

TM

TM

Xtronic

Visia

143g/km
6.3 l/100km

Acenta

143g/km
6.3 l/100km

143g/km
6.3 l/100km

142g/km
6.3 l/100km

N-Connecta

144g/km
6.4 l/100km

144g/km
6.4 l/100km

144g/km
6.4 l/100km

Tekna

145g/km
6.4 l/100km

145g/km
6.4 l/100km

144g/km
6.4 l/100km

Tekna+

146g/km
6.5 l/100km

146g/km
6.5 l/100km

** Os valores do Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (Procedimento Mundial Harmonizado de Teste para Veículos Ligeiros) (WLTP) apresentados destinam-se a título de comparabilidade. Os resultados em condução real poderão variar dependendo de vários fatores, incluindo condições meteorológicas, estilos de condução, carga do veículo ou quaisquer acessórios instalados após a matrícula.

 

Nota para os Editores:
Mais fotografias e vídeos, incluindo B-roll e interiores, disponíveis aqui.

# # #

Sobre a Nissan em Portugal
Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.pt e www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável da Nissan, visite nissan-global.com. Pode também seguir-nos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

Para mais informações
António Pereira Joaquim              
Diretor de Comunicação   
Nissan Iberia SA – Portugal          
antonio.pereirajoaquim@nissan.pt
+351 962 062 633
www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Emitido pela Nissan