NV400: ASPECTO DISTINTO E VERSATILIDADE REAL

 

Baixos custos de funcionamento e uma configuração que se adapta a todo o tipo de necessidades

 

  • Vasta gama de possibilidades com:
    • ... três distâncias entre eixos
    • ... três alturas
    • ... três graus de equipamento
    • ... três opções de motor, todos Euro5
    • ... quatro valores de peso máximo autorizado de 2,8 a 4,5t
    • ... opções de tracção dianteira e traseira
    • ... mas uma clara identificação como família Nissan
  • O NV400 também promete:
    • ... conforto e funcionalidades de um automóvel
    • ... baixos custos de operação e intervalos de manutenção prolongados
    • ... grandes oportunidades para versões especiais
    A reputação crescente da Nissan no mercado dos comerciais ligeiros, reforçada pelos diversos elogios ao NV200, irá receber um grande impulso com o lançamento da gama de furgões e camiões NV400 de tamanho médio.

 

Com base na plataforma da Aliança que também suporta o Master, o NV400 possui uma aparência bastante diferente desenvolvida especialmente para este comercial por designers e engenheiros da Nissan Design Europe e do Nissan Technical Centre Europe.

 

Como resultado notam-se na grelha as "barras inclinadas" já conhecidas de outros modelos da Nissan, que realçam a natureza robusta da gama. Tudo o que está para a frente do pára-brisas é específico do NV400: tem o seu próprio capot, guarda-lamas dianteiros, grelha e pára-choques dianteiro. Até os faróis, que incluem luzes de funcionamento integradas, são únicos no NV400.

 

"O estilo ousado da Nissan ajuda-nos a diferenciar o NV400 da concorrência e proporciona-nos uma face distinta no mercado. Com o NV200 e agora com o NV400, não há dúvida que Nissan é sinónimo de funcionalidade e de excelente escolha no mercado dos comerciais ligeiros", afirmou Sebastien Danvel, Director-Geral do Marketing de Furgões e Camiões na Nissan Europe.

 

No papel, o NV400 substitui a respeitada gama Nissan Interstar. Na realidade, trata-se de uma gama bem mais vasta e versátil de modelos com pesos máximos autorizados (PMA) desde 2,8 a 4,5t. Existem versões de tracção dianteira e traseira, três opções de distância entre eixos, quatro comprimentos diferentes e três alturas diferentes. Os volumes da carga variam entre 8 m3 e 17 m3 e existem três opções de potência juntamente com caixas manuais ou robotizadas de seis velocidades.

 

Entre os principais objectivos de desenvolvimento destacam-se a maior facilidade de utilização, conforto e versatilidade em termos gerais e baixos custos para o utilizador.

 

O NV400 também oferece versatilidade. Para além das versões furgão, combi e chassis-cabina de origem origem, os para especialistas das empresas de conversão irão seguramente oferecer caixas fechadas, refrigeradas ou não, basculantes e outras versões de caixa aberta.

 

"O NV400 é o veículo mais versátil que ostenta o logótipo da Nissan", afirmou Danvel. "Leva-nos para um segmento de mercado muito mais vasto, graças à grande amplitude e profundidade da gama."

 

 

O NV400 ao pormenor

Estilo

A imagem estilistica do NV400 foi desenvolvida a partir das "barras inclinadas equilibradas" conhecidas dos robustos modelos 4x4 da marca. Os elementos únicos do NV400 são o capot, os guarda-lamas dianteiros, os faróis, o pára-choques e a grelha.

 

Dominada pelo símbolo circular da Nissan, a grelha central preta em colmeia é dissecada por largas barras inclinadas. Estas formam extensões de reentrâncias idênticas no capot até alcançarem uma larga forma em "V" em direcção ao nariz do veículo. De cada lado das barras cromadas existem pequenas grelhas de admissão de ar que se encontram ladeadas por amplos conjuntos de luzes em forma de trapézio.

 

O pára-choques profundo e robusto em preto mate incorpora as localizações para as luzes de condução/nevoeiro e uma grelha central de admissão de ar de cada lado de um pára-choques onde existem entradas distintas: isto não só dá força ao conjunto como também contribui para a aparência resoluta do furgão. "Confiança" é a imagem que os designers na NDE criaram com sucesso para o NV400.

 

A equipa de design foi liderada pelo Designer-Chefe Atsushi Maeda. Ele afirma: "O NV400 tem uma aparência genuinamente diferente."

 

"A linha do capot do NV400 é bastante alta, ajudando a conferir uma extremidade dianteira dominante e mais pronunciada. Por sua vez, isto permitiu-nos utilizar uma versão mais alta e larga da grelha de barras inclinadas."

"Certificámo-nos também de que o tratamento dos faróis é bastante diferente. Os conjuntos dos faróis e da grelha foram concebidos como uma peça única de design, em vez de uma série de formas interligadas para proporcionar aquele formato estável e enraizado que acrescenta o benefício de um melhor desempenho das luzes. O resultado exagera a largura do veículo, fazendo-o parecer mais dinâmico", acrescentou.

 

 

Opções da gama

Numa perspectiva prática, o NV400 oferece uma gama bem mais vasta de tipos de modelos, tamanhos e opções do que o Interstar, que agora cessa.

 

Por exemplo, pela primeira vez nos furgões da Nissan, os utilizadores têm a possibilidade de escolher entre as versões de tracção dianteira ou de tracção traseira. A tracção dianteira significa uma tara inferior para uma carga útil melhorada, uma menor altura de carga e uma economia de combustível superior. A suspensão pneumática traseira é uma opção das versões de tracção dianteira, mantendo constante a altura da condução, quer o furgão esteja carregado ou vazio, e permite ainda que a traseira do furgão seja baixada para facilitar o carregamento.        

 

Por outro lado, a tracção traseira oferece uma maior escolha para conversões a partir do chassis e, graças à capacidade mais elevada do seu eixo traseiro, é mais adequada para utilizações mais exigentes . Com a distribuição da carga útil revista, tem um melhor desempenho quando completamente carregado. As versões de tracção traseira estão disponíveis com rodados traseiros simples ou duplos.

 

Para realçar a versatilidade do que o NV400 tem para oferecer, existem três opções de distância entre eixos, quatro comprimentos diferentes e três alturas diferentes. O PMA varia entre 2,8t e 4,5t e os volumes de carga entre 8 e 17m3.

 

Os valores

Tracção dianteira

Três comprimentos: 5.048 mm; 5.548 mm; 6.198 mm

Três alturas: 2.307 mm; 2.499 mm; 2.749 mm

Três PMA: 2,8t; 3,3t; 3,5t

Comprimentos da carga: 2.583 mm a 3733 mm

 

Tracção traseira

Dois comprimentos: 6.198 mm; 6.848 mm

Duas alturas: 2.557 mm; 2.815 mm

Dois PMA: 3,5t; 4,5t

Comprimentos da carga: 3.733 mm a 4.383 mm

  

Motor e transmissão

A potência vem de um motor turbo diesel de 16 válvulas com quatro cilindros e injecção directa. Com 2,3 litros, a potência varia de 100 a 125 e 150 cv (74 kW, 92 kW e 107 kW, respectivamente), mas os valores de binário melhoraram para 285, 310 e 350 Nm, respectivamente. Todos em conformidade com a norma Euro 5.

As versões de 100 cv e de tracção dianteira de 125 cv incluem um turbocompressor de série, apesar de o turbo de geometria variável estar disponível como opção no modelo de tracção dianteira de 125 cv. O turbo de geometria variável possui um binário superior e, por isso, uma melhor flexibilidade de motor e é de série em todos os modelos de 150 cv, bem como em todas as versões de tracção traseira com o motor de 125 cv.

 

O motor é montado transversalmente nas versões de tracção dianteira e longitudinalmente nos modelos de tracção traseira, sendo acoplado às rodas de tracção através de uma transmissão manual de seis velocidades. Na maioria dos modelos da gama encontra-se disponível como opção uma caixa robotizada.

 

Apesar de ser derivado da unidade 2.5 dCi que alimentava o Interstar, o novo motor oferece até mais 30 Nm de binário do que anteriormente, apesar de ser 200 cc mais pequeno. A redução na capacidade cúbica não afecta o desempenho mas resulta numa melhoria do consumo de combustível e a colocação de filtro de partículas diesel de série também contribui para emissões mais baixas e em conformidade com a norma Euro 5. O valor mais baixo de CO2 corresponde a uns impressionantes 195 g/km.

 

Outros benefícios incluem um motor mais silencioso e menos requisitos de manutenção do motor - os principais intervalos de manutenção para mudança do óleo são agora de 40.000 km ou a cada dois anos e a mudança do líquido de arrefecimento é agora de 160.000 km ou seis anos. Para além disso, a unidade apresenta agora, em vez de uma correia, uma corrente de transmissão da árvore de cames que não necessita de manutenção. A garantia do veículo é de três anos completos.

 

O novo motor é tão eficiente que as melhorias no consumo de combustível significam que o condutor de um furgão de 100 cv pode percorrer cerca de 1.080 km com um depósito. Mas se o depósito de série de 80 litros for substituído por um depósito opcional de 105 litros, pode percorrer uns notáveis 1.350 km, um aumento de mais de 20%.

 

Chassis

A suspensão possui um sistema independente tipo MacPherson na dianteira com uma barra estabilizadora, enquanto a suspensão traseira inclui um robusto feixe de molas. As versões de tracção dianteira possuem uma mola única, enquanto os modelos de tracção traseira possuem uma mola dupla (rodado simples) ou uma mola tripla (rodado duplo).

 

Interior e equipamento

No desenvolvimento do NV400, os engenheiros tornaram a experiência de condução o mais parecida possível com a de um automóvel de passageiros. A nova cabine é ligeiramente mais comprida do que anteriormente (+5,7 cm) para criar mais espaço para as pernas enquanto os bancos são mais largos e mais compridos e incluem um prático apoio para o braço para um conforto extra em viagens longas. Os elementos de aquecimento e banco do condutor suspenso encontram-se disponíveis como opções.

 

Para criar a posição ideal de condução, o volante com o diâmetro mais pequeno é ajustável em altura e colocado numa posição mais vertical do que anteriormente e o banco do condutor é também ajustável em altura. O conforto do condutor prolonga-se numa disposição do habitáculo mais lógica e com controlos convenientemente colocados.

 

Os níveis de equipamento, de série e opcional, também reflectem as vantagens dos automóveis de passageiros e incluem a Chave Inteligente da Nissan, ar condicionado automático, faróis e limpa pára-brisas automáticos, faróis diurnos, sensores de estacionamento, controlo da velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, computador de bordo, conectividade Bluetooth para telemóvel e USB e reprodução de iPod através do sistema de som. Está também disponível como opção uma câmara retrovisora de estacionamento para tornar as manobras de estacionamento o mais fáceis possível.

 

Outra das opções é um sistema de navegação sofisticado e em tempo real desenvolvido em conjunto com um dos reconhecidos especialistas na área. Com o nome Nissan Connect by TomTom, o sistema possui um ecrã totalmente integrado e montado no tejadilho e possui controlo remoto.

 

Além do mapeamento e planeamento de rotas convencionais, os proprietários podem subscrever os conteúdos do Live Service da TomTom, que incluem actualizações em directo do HD Traffic, avisos de radares de velocidade fixos e móveis, previsões meteorológicas e acesso à Pesquisa Local no Google, uma vasta base de dados que apresenta numa lista as informações de contactos mais actualizadas de milhões de empresas e serviços: perfeito para verificar as moradas de entrega. Está também disponível como opção um tacógrafo totalmente integrado e montado no tecto.

 

Detalhes práticos incluem amplos espaços de armazenamento no habitáculo, incluindo armazenamento por baixo do banco, vários suportes para copos e bolsas nas portas, já para não falar de um banco central rebatível que, dependendo do nível de acabamento, pode incorporar uma mesa rotativa no encosto do banco...

 

A segurança também é uma prioridade com dois airbags dianteiros de série e airbags laterais disponíveis como opção. A segurança activa estende-se ao Programa de Estabilidade Electrónica (ESP) que é de série em todos os modelos de tracção traseira e é opcional nas versões de tracção dianteira. Os travões anti-bloqueio são de série em todas as versões.

 

Prático e versátil

Mas o principal segredo para o sucesso do NV400 é ser prático e versátil graças à enorme variedade de configurações possíveis.

 

Só o furgão, por exemplo, está disponível em 20 versões diferentes - com base nas dimensões e na capacidade de carga - antes mesmo de serem considerados os graus de equipamento e as opções de motor. O NV400 também é prático, com grandes portas laterais deslizantes e portas "francesas" traseiras que podem ter revestimento ou não e com uma abertura até 270 graus. Dependendo do modelo, a europalete padrão pode ser colocada de lado através das portas laterais: a abertura nos três modelos mais compridos tem 1.270 mm de largura e suporta facilmente uma palete com 1.200 mm de largura.

 

Os grandes comprimentos de carga vão desde os 2.583 mm nas versões de tracção dianteira e podem ir até aos 3.733 mm, enquanto os modelos de tracção traseira vão desde os 3.733 mm até uns impressionantes 4.383 mm disponíveis na versão de maiores dimensões que pode suportar nada menos de cinco euro-paletes.

 

A área da carga pode ser fornecida com painéis laterais de madeira e rodapés para uma protecção máxima e existem quatro paredes divisórias diferentes e disponíveis a partir de 1/3 de divisão tubular por trás do condutor até uma parede totalmente revestida a todo o comprimento com uma grelha de protecção. Existem ganchos no piso e nos pilares C e D.

 

Também estão disponíveis quatro conversões de fábrica instaladas no veículo no final da linha de produção por empresas especialistas e líderes de mercado. A Durisotti é responsável por um combi e um camião de caixa fechada, e a Scatollini por versões de basculante longitudinal e lateral do NV400.

 

A construção destas versões na linha de montagem proporciona muitos benefícios aos clientes. Cada uma é abrangida pela garantia de três anos da Nissan, o tempo de montagem é reduzido e cada veículo está totalmente em sintonia com a promessa da Nissan de conferir qualidade e preços acessíveis aos seus veículos.

 

Os veículos basculantes e os camiões de caixa aberta estão disponíveis numa enorme variedade de bases, incluindo o chassis cabina e de passageiros, a tracção dianteira e traseira e vários comprimentos diferentes. A caixa basculante é em aço galvanizado - o alumínio é opcional - e está disponível com acções basculantes de uma ou três posições.

 

O combi, ideal para diversas indústrias, incluindo a construção, pode ter um máximo de sete lugares: três à frente e quatro na segunda fila - e ainda assim haver bastante espaço atrás para a carga, enquanto a versão de caixa fechada possui um espaço de carga excepcional até 22 m3 com a opção de plataforma elevatória para facilitar as cargas e descargas. Estão ambos disponíveis com tracção dianteira e traseira e numa variedade de comprimentos diferentes.

 

O chassis cabina também estará disponível para outras empresas de conversão desenvolverem uma vasta gama de equipamento especializado, desde furgões refrigerados a reboques.

 

"O NV400 faz muito mais do que substituir a Interstar. Trata-se de uma gama de furgões e camiões muito mais vasta oferecendo excelentes capacidades de carga útil, espaço de carga e muito mais funcionalidades. Os motores são mais potentes, mais económicos e limpos e o habitáculo é mais silencioso e confortável, com mais espaço de armazenamento e vários detalhes práticos", afirma Daniel.

 

"Resumidamente, o NV400 oferece uma muito maior escolha por parte do utilizador e tornar-se-á rapidamente no veículo de referência naquilo que, para a Nissan, se tornou num segmento de mercado bastante mais amplo".

 

###

 

 

 

Sobre a Nissan em Portugal

Com 19 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, veículos 4X4 e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal no Ano Fiscal 2010, um total de 10.140 unidades, a que correspondeu uma quota de mercado de 3,8%. Nesse período, a Nissan foi a marca de volume que mais cresceu em vendas em Portugal.

Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan fez história com a introdução do Nissan LEAF, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, acessível e vencedor de diversos louvores internacionais, incluindo o prestigiado prémio de Automóvel Europeu do Ano 2011. Com o LEAF, a Nissan é líder destacada de vendas no segmento de veículos eléctricos em Portugal.

 



 

 

Para mais informações, contacte:

António Pereira Joaquim

Communication Manager

Nissan Iberia SA - Portugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt

+351 962 062 633

 

 

Ou vá a: www.newsroom.nissan-europe.com/pt

 

 

Visite-nos também em:

http://www.facebook.com/NissanPortugal/

http://twitter.com/NissanPortugal

http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

http://www.scribd.com/NISSANPORTUGAL

 

 

Emitido pela Nissan