OS PILOTOS GRADUADOS DA NISSAN GT ACADEMY TESTAM AGORA NOVOS CONTROLOS NO NISSAN ZEOD RC

  • Wolfgang Reip e Lucas Ordóñez já testam ao volante do Nissan ZEOD RC
  • Antigos jogadores aprendem novos controlos

 

Ao volante do Nissan ZEOD RC, os vencedores da GT Academy Wolfgang Reip e Lucas Ordóñez têm agora ao seu dispor um novo conjunto de botões.

 

Depois de terem iniciado as suas carreiras de competição a premir os botões dos comandos da PlayStation, os talentosos pilotos têm passado os dias a aprender os sistemas de controlo do Nissan ZEOD RC que irão estrear já na próxima edição das 24 Horas de Le Mans.

 

 

 

 

 

Graças à NISMO.TV e a um novo sistema infográfico da Nissan, os fãs podem agora obter uma perspectiva sobre o que é preciso para dominar os controlos deste automóvel de corrida exclusivo, que para além de um par de motores eléctricos com 300 cavalos de potência possui também um motor de combustão interna com 400 cavalos, extraídos  partir de um bloco de 1.5 litros, com três cilindros e apenas 40 quilos de peso.

 

Os sistemas eléctricos e a gasolina impulsionam o Nissan ZEOD RC através da mesma caixa de velocidades, situada entre os dois grupos propulsores. O motor de combustão interna está colocado imediatamente atrás do depósito de combustível e da bateria, enquanto os motores eléctricos se encontram na traseira do automóvel.

 

Cada um destes sistemas de propulsão tem o seu próprio sistema eléctrico, activado pelo condutor: um circuito de 400 volts, separado, utilizado exclusivamente para os motores eléctricos e um outro circuito de 12 volts que apara além dos sistemas básicos incluindo luzes e rádio, apoia também o motor de combustão.

 

«Há certamente muito a aprender da perspectiva do condutor uma vez que este automóvel é muito diferente de todos outros que já correram ou vão correr em Le Mans», afirmou Reip.

 

 

 

«Pilotei um protótipo apenas numa corrida e a maioria das minhas provas foram a bordo de automóveis GT em que o volante, em particular, é muito mais simples. Após alguns dias a conduzir o ZEOD RC começamos a familiarizar-nos e a saber onde tudo se encontra, como se se tratasse do nosso escritório, mas inicialmente houve muito a aprender», concluiu Wolfgang.

 

Reip e Ordóñez estiveram ao volante do Nissan ZEOD RC na passada semana, enquanto os testes continuam no Circuito Paul Ricard, no sul de França.

 

Ambos os antigos alunos da GT Academy aguardam com entusiasmo a oportunidade de conduzir o automóvel em Le Mans pela primeira vez. Contudo, o espanhol Ordóñez, terá de aguardar mais algumas semanas até iniciar os testes, uma vez que esta temporada de 2014 compete a tempo inteiro no Japão em Super GT, tendo uma corrida em Autopolis coincidente com o fim-de-semana de testes em Le Mans a 1 de Junho. Na prova de abertura do campeonato japonês, Ordóñez e Kazuki Hoshino terminaram no quarto lugar da classe GT300 a bordo do NDDP Racing Nissan GT-R NISMO GT3.

 

Para o fim-de-semana de testes de Le Mans, a Nissan inscreveu o bicampeão da Le Mans Series LMP2 e duas vezes vencedor da classe nas 24 Horas de Le Mans, o brasileiro Tommy Erdos, para substituir Ordóñez.

 

«O Tommy tem um registo impressionante em Le Mans e sendo brasileiro acrescenta um cunho ainda mais internacional à equipa», afirmou Darren Cox, director global de Marca, Marketing e Vendas NISMO, da Nissan.

 

«Iremos anunciar em breve o terceiro piloto para Le Mans, mas conseguir alguém com experiência nesta competição para ajudar a desenvolver o automóvel no dia de testes foi difícil dado que o calendário coincide com um importante evento de Super GT. O Tommy é um piloto seguro e bicampeão da classe em Le Mans, por isso tê-lo disponível para nos ajudar é um grande benefício para o programa Nissan ZEOD RC», prosseguiu Darren.

 

O Nissan ZEOD RC irá competir nas 24 horas de Le Mans deste ano ocupando a posição da "Garage 56", um lugar adicional na grelha reservado pelo Automobile Club de l'Ouest a automóveis com novas tecnologias e inovadores. A Nissan utiliza o programa ZEOD RC como plataforma de desenvolvimento para a sua planeada estreia na classe LM P1 na temporada de 2015.

###

 

Sobre a Nissan na Europa 

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 14.500 pessoas distribuídas pelas operações locais de desenho, pesquisa e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No ano passado, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram 695 mil veículos incluindo automóveis compactos, crossovers premiados, SUV's e veículos comerciais. A Nissan disponibiliza actualmente aos seus clientes na Europa 24 gamas de produtos diversos e inovadores e está posicionada para se tornar na marca asiática número um neste continente. 

 

Sobre a Nissan em Portugal

Com 19 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4's e pickup's e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal, no seu ano fiscal de 2012 (1 de Abril de 2012 a 31 de Março de 2013), um total de 4.323 veículos ligeiros, a que corresponde uma quota de mercado recorde de 3.9%. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover em Portugal, com o Qashqai e o Juke a ocuparem as duas primeiras posições do segmento, conquistando 65% do mercado crossover.

 

Sobre a GT Academy

A GT Academy é uma colaboração entre a Nissan e a PlayStation® que usa o mundo virtual do jogo Gran Turismo® para descobrir talentos de competição automóvel no mundo real. A quinta edição do programa (a nível europeu) ficou marcada pela vitória do português Miguel Faísca, um lisboeta de 24 anos que, agora, é piloto oficial da Nissan em competições internacionais, seguindo as pisadas dos anteriores vencedores da GT Academy. Na época de 2013, Lucas Ordoñez (Espanha, vencedor em 2008) e Jann Mardenborough (Reino Unido, vencedor em 2011) competiram nas 24 Horas de Le Mans pela equipa Greaves Motorsport Zytek- Nissan LMP2. Os vencedores de 2012, Mark Schulzhitskiy (Rússia), Wolfgang Reip (Europa), Steve Doherty (EUA) e Peter Pyzera (Alemanha) estão a competir na Blancpain Endurance Series pela equipa Nissan GT Academy RJN.

 

Para mais informações:

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Director de Comunicação                                                http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA - Portugal                                             http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                  http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633                                                         

 

 

Emitido pela Nissan