PRIMEIRO VEÍCULO AUTÓNOMO DA NISSAN INICIA TESTES DE ESTRADA NA EUROPA

 

 

• Os testes em estrada começam no próximo mês em Londres

• A tecnologia da Nissan irá permitir aos passageiros experimentar a condução autónoma em estradas públicas

• A tecnologia de condução autónoma da Nissan deverá chegar em breve aos novos Nissan Qashqai e Nissan LEAF

 

 

A Nissan irá iniciar os testes de veículos de condução autónoma em contexto real na Grã-Bretanha a partir do próximo mês. Apresentando a tecnologia da próxima geração do veículo elétrico mais vendido em todo o mundo, as demonstrações em estrada irão ocorrer em Londres e permitirão aos veículos e respetivos passageiros abranger diversos contextos citadinos.

 

Os passageiros, incluindo representantes do governo e peritos e técnicos de segurança, terão a oportunidade de experimentar e testar a tecnologia em contexto real num Nissan LEAF modificado.

 

Estas serão as primeiras demonstrações da tecnologia de condução autónoma da Nissan em estradas públicas na Europa, representando o próximo passo no caminho de Mobilidade Inteligente da Nissan, que irá transformar a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

 

Estes testes surgem na sequência dos anúncios recentes de que ambos os novos Qashqai e LEAF, cuja chegada está prevista para breve, irão estar equipados com a 1ª fase da tecnologia de condução autónoma da Nissan, com vista a possibilitar a condução autónoma em faixa única em autoestradas.

A comunicação destes testes em contexto real foi realizada após uma visita ao Centro Técnico da Nissan Europa (NTCE) em Cranfield, Bedfordshire, de Greg Clark, Secretário de Estado para os Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido.

 

O NTCE, o centro de I&D europeu da Nissan, está a desenvolver tecnologias de condução autónoma, bem como novas tecnologias avançadas de combustível, energia e eficiência, em colaboração com o Centro Técnico e Centro Técnico Avançado da Nissan no Japão.

 

Greg Clark afirmou: "O governo e a indústria estão a trabalhar em conjunto com vista a alargar a nossa reputação mundial de excelência como uma localização líder de I&D e de fabrico no setor automóvel. Queremos continuar a assistir ao desenvolvimento de centros, tal como o da Nissan aqui em Cranfield, tornando-nos num líder mundial no desenvolvimento e teste de tecnologia automóvel para que possamos atrair a próxima geração de fabrico de automóveis e respetiva cadeia de fornecimento". 

 

Aberto em 1991, o NTCE emprega aproximadamente 1.200 pessoas. Os projetos atuais incluem o desenvolvimento da integração da tecnologia de ligação do veículo à rede, avanços na bateria elétrica e o Nissan Qashqai com tecnologia ProPILOT, cujo lançamento deverá ocorrer no ano fiscal de 2017. As versões do novo Qashqai, o crossover original e o veículo da Nissan mais vendido na Europa, irão estar disponíveis aos clientes com a funcionalidade de condução autónoma para condução em faixa única em autoestrada.

 

Na semana passada, a Nissan anunciou que está para breve a chegada de um novo LEAF, também equipado com a mesma tecnologia de condução autónoma.

 

Paul Willcox, Presidente, Nissan Europa, afirmou: "Tivemos todo o prazer em receber o Secretário de Estado no Centro Técnico da Nissan Europa, em Cranfield, e demonstrar como não fabricamos somente automóveis excelentes no Reino Unido, mas criamos também a tecnologia do futuro. Inovação e engenho estão no coração da marca Nissan e das suas pessoas. Temos vindo a desenvolver esse espírito pioneiro há mais de um século na Europa e há mais de 30 anos na Grã-Bretanha. Com modelos futuros assegurados e com o desenvolvimento de inovação de ponta, esperamos um futuro sólido de design, engenharia e fabrico no país para clientes de todo o mundo".

 

Afirmou ainda: "Em apenas algumas semanas poderemos ver Nissan LEAFs conduzindo pelas ruas de Londres utilizando a nossa tecnologia de condução autónoma. A Mobilidade Inteligente da Nissan está a acontecer neste momento aqui e em toda a Europa".

 

O último ano assinalou o 30.º aniversário da Nissan no Reino Unido, com o total de empregos no centro técnico, estúdio de design (Paddington, Londres), unidades de fabrico (Sunderland, Tyne e Wear) e operações de vendas e marketing (Maple Cross, Hertfordshire) da Nissan no país a chegar às 8.000 pessoas. Mais 28.000 postos de trabalho na cadeia de fornecimento da Nissan no Reino Unido e 4.000 na sua rede de concessionários no Reino Unido eleva o total de empregos britânicos apoiados pela Nissan para mais de 40.000.

 

###

 

 

 

Para mais informações

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Director de Comunicação                                                http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA – Portugal                                             http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                  http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633                                                          

Emitido pela Nissan