• A Nissan anuncia os segundo e terceiro novos automóveis totalmente elétricos para produção na fábrica do Reino Unido;
  • A expansão do hub transformacional Nissan EV36Zero exigirá a terceira gigafábrica para fornecer a maior instalação de fabrico de automóveis no país;
  • O compromisso da Nissan significa um investimento de até 3,5 mil milhões de euros em três modelos, produção de baterias e infraestruturas;
  • As versões futuras e totalmente elétricas dos modelos emblemáticos Nissan Qashqai, JUKE e LEAF estão confirmadas;
  • Os futuros modelos serão inspirados nos protótipos Hyper Urban, Hyper Punk e Chill-Out.

Porto Salvo – A Nissan está a avançar para concretizar a sua visão para um futuro com emissões zero, confirmando agora que os três modelos fabricados na sua fábrica no Reino Unido serão 100% elétricos.

O anúncio significa que o hub Nissan EV36Zero, em Sunderland, que materializa o conceito da Nissan para as suas fábricas do futuro, produzirá três automóveis elétricos (VEs), incluirá três gigafábricas de baterias e representará um investimento de até 3 mil mil milhões de libras (cerca de 3,5 mil milhões de euros), uma ótima notícia para os 7.000 funcionários da Nissan no Reino Unido e os 30.000 empregos apoiados na cadeia de fornecimento.

Este projeto transformacional, que representa uma mudança profunda daquilo que atualmente é o paradigma da indústria automóvel, inclui as futuras versões totalmente elétricas dos emblemáticos crossovers Qashqai e JUKE da Nissan, mas destaca-se também pela confirmação de que o terceiro automóvel planeado para produção no Reino Unido será o Nissan LEAF da próxima geração, o automóvel pioneiro que ousou desencadear a eletrificação em larga escala da indústria automóvel global.

Tanto a fábrica de automóveis quanto as de baterias serão alimentadas pela EV36Zero Microgrid, que incorporará os parques eólicos e solares da Nissan e terá a capacidade de fornecer eletricidade 100% renovável para a totalidade do projeto e dos seus fornecedores vizinhos.

O presidente e CEO da Nissan, Makoto Uchida, disse: «os automóveis elétricos emocionantes estão no centro dos nossos planos para alcançar a neutralidade de carbono. Com as versões elétricas dos nossos principais modelos europeus a caminho, estamos a acelerar para uma nova era para a Nissan, para a indústria e para os nossos clientes».

«O projeto EV36Zero coloca a nossa fábrica de Sunderland, a maior fábrica de automóveis de sempre da Grã-Bretanha, no centro da nossa visão de futuro. Isto significa que a nossa equipa do Reino Unido irá conceber, projetar e fabricar os automóveis do futuro, conduzindo-nos para uma presença totalmente elétrica da Nissan na Europa», concluiu Makoto Uchida.

O anúncio de hoje segue-se à confirmação pela Nissan de que todos os seus novos automóveis na Europa, a partir de agora, serão totalmente elétricos e que espera que a sua gama de automóveis de passageiros na Europa seja 100% elétrica até 2030. O que está em linha com a visão Ambition 2030 da Nissan de se tornar uma empresa verdadeiramente sustentável, rumo a um mundo mais limpo, seguro e inclusivo.

O Primeiro-Ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou: «O investimento da Nissan é um enorme voto de confiança na indústria automóvel do Reino Unido, que já contribui com 71 mil milhões de libras por ano para a nossa economia. Este empreendimento garantirá sem dúvida o futuro de Sunderland como o "Vale do Silício" do Reino Unido para a inovação e fabrico de automóveis elétricos. Fazer do Reino Unido o melhor lugar para desenvolver negócios está no centro do nosso plano económico. Continuaremos a apoiar empresas como a Nissan para expandir e desenvolver as suas raízes no Reino Unido a cada passo do caminho, à medida que tomamos as decisões certas a longo prazo para um futuro mais brilhante».

Três novos automóveis elétricos

O mais recente investimento da Nissan inclui até 1,3 mil milhões de euros nas suas operações no Reino Unido e numa cadeia de fornecimento mais ampla para I&D e fabrico dos dois novos modelos anunciados hoje, incluindo melhorias nas instalações e nos processos de fabrico, formação de competências e ferramentas para fornecedores. Isto segue-se ao investimento de 490 milhões de euros anunciado pela Nissan na primeira fase do EV36Zero para se preparar para o primeiro VE futuro.

Estes três novos automóveis elétricos representam o futuro para os três modelos atualmente fabricados na Nissan Sunderland:
• Nissan Qashqai – o crossover original, o automóvel mais vendido do Reino Unido em 2022 e que representa um em cada cinco de todos os automóveis construídos no Reino Unido;
• Nissan JUKE – o crossover compacto que já vendeu mais de um milhão de unidades;
• Nissan LEAF - o primeiro VE de comercialização em massa do mundo, dos quais mais de um quarto de milhão foram construídos em Sunderland.

Os três futuros modelos serão inspirados em três emocionantes modelos conceptuais totalmente elétricos, dois dos quais foram recentemente revelados no Japan Mobility Show:
• O Nissan Hyper Urban, um crossover totalmente elétrico caracterizado por uma estética elegante e moderna;
• O Nissan Hyper Punk, um crossover compacto 100% elétrico com uma estética exterior arrebatadora, definida por superfícies multifacetadas e poligonais;
• O Nissan Chill-Out, revelado em 2021 e anteriormente confirmado como a inspiração para um futuro VE a ser construído em Sunderland.

Mais informações sobre os três modelos, incluindo nomes, especificações e datas de lançamento, serão divulgadas posteriormente.

EV36ZERO

O conceito de ecossistema de fabrico Nissan EV36ZERO arrancou com um investimento inicial de 1,1 mil milhões de euros da Nissan e dos seus parceiros para transformar a fábrica em Sunderland num ecossistema, pioneiro no mundo, para fabrico de VEs.

Complementando a produção de automóveis e baterias está o projeto Microgrid, iniciado pela Câmara Municipal de Sunderland, que terá a capacidade de fornecer eletricidade 100% renovável à Nissan e aos seus fornecedores vizinhos, incorporando os parques eólicos e solares existentes da Nissan e incluindo o novíssimo parque solar de 20MW da Nissan.

Os dois modelos adicionais, juntamente com uma gigafábrica adicional e mais investimentos para projetos de infraestrutura, resultarão num investimento de até 2,3 mil milhões de euros. Isso significa que os planos da Nissan para as futuras versões elétricas do Qashqai, JUKE, e do substituto do LEAF, representarão um investimento de até £3 mil milhões no Reino Unido (3,5 mil milhões de euros).

Além disso, o Governo do Reino Unido concedeu 17,4 milhões de euros de financiamento para um projeto colaborativo de 35 milhões de euros liderado pela Nissan. Reforçará a experiência técnica e a capacidade de I&D de automóveis com emissões zero do Centro Técnico Nissan (NTCE) em Cranfield, aumentando as oportunidades para garantir investimentos adicionais em I&D no Reino Unido em futuros modelos de automóveis.

O anúncio surge quando foi confirmada uma nova Zona de Investimento (IZ) para o Nordeste de Inglaterra. A Zona de Investimento do Nordeste centrar-se-á na Produção Avançada e nas Indústrias Verdes, com base no Arco da Inovação que vai de Northumberland até Sunderland e Durham, com oportunidades ao longo do Corredor Tyne e benefícios sentidos em toda a região.

O Nissan EV36Zero é uma parte fundamental do Nissan Ambition 2030, a visão de longo prazo do construtor para se tornar uma empresa verdadeiramente sustentável, rumo a um mundo mais limpo, seguro e inclusivo. Até 2030, a Nissan irá propor automóveis eletrificados emocionantes e inovações tecnológicas, enquanto expande e transforma as suas operações a nível global. A visão apoia o objetivo da Nissan de ser neutra em carbono em todo o ciclo de vida de seus produtos no ano fiscal de 2050.

# # #

Sobre a Nissan Portugal
A Nissan é representada em Portugal pela Caetano3 SA, uma empresa inserida na Salvador Caetano Auto.
Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.pt e www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável da Nissan, visite nissan-global.com. Pode também seguir-nos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

Para mais informações

António Pereira Joaquim              
Diretor de Comunicação e Relações Externas           
Nissan Portugal  
antonio.pereirajoaquim@nissanportugal.pt
+351 962 062 633
www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Emitido pela Nissan