UM VISLUMBRE DO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DA NISSAN EM GENEBRA

 

 

- Um quarteto de protótipos, incluindo duas estreias mundiais, que proporcionam uma visão do futuro da marca -

 

Em síntese

  • Dois protótipos em estreia mundial
  • Protótipo INVITATION prestes a inspirar o dois volumes compacto da próxima geração
  • Protótipos Juke NISMO e e-NV200 com estreia europeia
  • Promessa de emoções com a implementação da NISMO
  • Expansão da gama de veículos eléctricos
  • Existe a promessa de mais uma estreia mundial... cujos detalhes são confidenciais
  • A confiança do mercado para 2012 apoia-se nas vendas recorde de 2011

 

 

Quatro protótipos inovadores, que sublinham a confiança da marca para 2012 e para o futuro, irão ser o centro das atenções no espaço da Nissan no Salão Automóvel de Genebra (8-18 de Março).

 

Estes protótipos irão juntar-se a um conjunto completo de modelos inovadores que demonstram a força e profundidade da diversificada gama da Nissan... uma gama que ajudou a empresa a chegar a um recorde de vendas em 2011.

 

Entre os novos protótipos irá estar a estreia mundial do INVITATION, um design pronto a inspirar um modelo de produção que deve chegar à Europa em 2013. Quando for lançado, este novo modelo irá juntar-se ao Micra e ao Juke para proporcionar à Nissan a mais ampla oferta de qualquer fabricante no segmento.

 

Com um design confiante e enérgico, o INVITATION disponibiliza um interior moderno e espaçoso num conjunto geral compacto. Apresentando as mais recentes ideias da Nissan em termos de construção leve e concepção avançada de motores, este impressionante novo protótipo foi concebido para proporcionar uma dinâmica notável, assim como uma economia de combustível e emissões baixas excepcionais - a abordagem sem compromissos pela qual a empresa começa a ser conhecida. 

 

Também ostenta alguma da mais avançada tecnologia encontrada num automóvel da sua classe, incluindo o aclamado Monitor 360º (AVM - Around View Monitor), que apresenta uma visão da área circundante do veículo para facilitar o estacionamento, e as tecnologias de Escudo de Protecção da Nissan, as quais utilizam câmaras e sensores de proximidade para alertar o condutor sobre potenciais perigos.

 

O INVITATION é um dos dois protótipos que irão estrear-se mundialmente em Genebra. Os detalhes da segunda apresentação têm sido mantidos em segredo.

 

Mas há ainda outros dois protótipos, ambos indicando novos rumos para a Nissan, que terão a sua estreia europeia em Genebra.

 

O primeiro, o e-NV200, antecipa o próximo veículo 100% eléctrico da Nissan. Baseia-se no multipremiado NV200, que nas versões Combi e Evalia disponibiliza um transporte familiar acessível com lugar para até sete passageiros. O NV200 foi recentemente escolhido como a base da próxima geração do táxi de Nova Iorque, e em breve poderá ser visto regularmente nas ruas da Big Apple. 

 

O e-NV200 demonstra o passo seguinte da Nissan na liderança das emissões zero, seguindo o exemplo do premiado automóvel de passageiros LEAF, já à venda e a circular nos maiores mercados globais.

 

Outra visão do futuro é proporcionada pelo protótipo Juke NISMO. Visto pela primeira vez no Salão Automóvel de Tóquio em 2011, ele acrescenta um notável apelo desportivo ao distinto crossover Juke.

 

NISMO, a lendária divisão de desportos motorizados da Nissan inspirou o protótipo Juke NISMO, oferecendo um primeiro vislumbre da estratégia da empresa para criar versões desportivas de grande desempenho e topo de gama dos modelos Nissan predominantes; modelos que irão garantidamente proporcionar uma condução entusiasmante.

Os quatro protótipos vão juntar-se a uma das mais amplas gamas disponíveis em qualquer fabricante - disponibilizando tudo desde o automóvel urbano Pixo e o Micra a crossovers líderes de vendas tais como o Juke e o Qashqai, passando por resistentes 4x4s como o Pathfinder e a Navara, o pioneiro veículo eléctrico Nissan LEAF e chegando ao impressionante super-desportivo GT-R.

 

Continuando o compromisso da Nissan com a melhoria contínua, muitos dos veículos de produção irão apresentar quer pequenas revisões para o ano modelo de 2012 ou versões especiais que forneçam um valor adicional e um entusiasmo renovado aos compradores.

 

Mas existe uma constante comum a todos os veículos que ostentam o símbolo Nissan. Cada Nissan está imbuído com o ADN da empresa: inovação e entusiasmo. É uma fórmula claramente favorecida pelos compradores - apesar da crise económica, a Nissan na Europa teve o seu melhor ano de sempre em 2011. As vendas subiram 25 por cento em 2010, dando à empresa a sua maior quota de mercado de sempre, com 3,7 por cento.

 

Todos os meses as vendas foram superiores aos seus equivalentes em 2010, e a empresa cresceu significativamente na maioria dos seus mercados principais, com a Rússia, o Reino Unido e a França a ficarem nas primeiras três posições. A Rússia teve vendas de 138.827 unidades, subindo 74 por cento, o Reino Unido teve vendas de 107.053 (aumento de 11 por cento) e a França 77.783 (aumento de 31 por cento).

 

A gama mais vendida da Nissan foi o Qashqai. Apesar de já estar no seu quinto ano de vida, a sua popularidade continua sem esmorecer e já ganhou o título de "automóvel que desafia a gravidade". Em 2010, mais de 250.000 exemplares do crossover que definiu o segmento - disponível com cinco lugares e, com o Qashqai+2, com sete lugares - encontraram novos clientes em toda a Europa.

 

Paul Willcox, Vice-presidente Sénior de Vendas e Marketing na Europa afirmou: "Este desempenho está a ser impulsionado por modelos que já são marcos no segmento e que foram concebidos, desenvolvidos e construídos na Europa, para a Europa". A Nissan produz perto de 70 por cento dos veículos vendidos na região nas unidades fabris no Reino Unido, Espanha e Rússia. Isto assegura que o nosso alinhamento se encontra em sintonia com as expectativas europeias em termos de estilo, qualidade, desempenho e fiabilidade.

"A visão dos nossos produtos futuros prometida por estes quatro protótipos - quando conjugados com a força e profundidade de toda a restante gama - mostra a confiança da Nissan actual. Estamos a caminho de nos tornarmos, até 2016, na marca asiática de topo em toda a Europa."

 

###

 

Sobre a Nissan na Europa

A Nissan possui uma das presenças europeias mais abrangentes de todos os fabricantes estrangeiros, empregando mais de 12.500 funcionários repartidos pelas operações locais de design, investigação e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No último ano, as instalações da Nissan no Reino Unido, na Espanha e na Rússia produziram uma gama de veículos, incluindo utilitários, premiados crossovers, SUVs e veículos comerciais. A Nissan oferece actualmente 24 produtos inovadores e diferentes na Europa e encontra-se bem posicionada para se tornar a marca japonesa número um na Europa.

 

 

 

 

 

Para mais informações

António Pereira Joaquim

Communication Manager

Nissan Iberia SA - Portugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt

+351 962 062 633

 

www.newsroom.nissan-europe.com/pt

http://www.facebook.com/NissanPortugal/

http://twitter.com/NissanPortugal

http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

http://www.scribd.com/NISSANPORTUGAL

 

 

Emitido pela Nissan